Educação InfantilFaça você mesmoReggio EmiliaSER PAIS

Como fazer uma mesa de luz Reggio Emilia fácil e barata

Como fazer uma mesa de luz Reggio Emilia diy 03

Há algum tempo me encantei pela mesa de luz, material mais conhecido da pedagogia Reggio Emilia. A mesa de luz ou caixa de luz permite desenvolver uma série de atividades com as crianças. Podemos fazer propostas inspiradas em Montessori, em Waldorf ou mesmo permitir o jogo livre através das peças soltas e criação de minimundos.Em casa, utilizávamos uma lightbox para fazer algumas propostas de trabalho com a luz para Laura. Claro, é bastante limitador, pois as luzes não tem o mesmo efeito, a caixa é pequena do tamanho de uma folha A4. Tinha claro que, em breve deveríamos comprar uma mesa de luz, pois estava convencida dos benefícios de seu uso. Surgiu então a oportunidade de ir a um curso para aprender a fazer uma mesa de luz.

Como fazer uma mesa de luz Reggio Emilia diy 08

E eis que aqui explico para vocês o passo a passo. Vocês verão que é bastante simples de fazer e barato.

Materiais necessários:

  • Caixa de madeira para vinhos com tampa deslizante. A que temos em casa tem as seguintes medidas: 50x35x10 cm. É importante que a caixa tenha uma altura de 10 cm para que não traga prejuízos à visão da criança.
  • Sistema elétrico: consta de tomada e uma extensão de lâmpadas led de 5 m.
  • Tampa de metacrilato branco translúcido à medida. Uma vez que você já tem a caixa de madeira, compre o metacrilato e peça que cortem à medida. Lojas como Leroy Merlin vende o metacrilato e, lá mesmo, você pode pedir para fazer o corte.
  • Fita aluminizada

Como fazer uma mesa de luz Reggio Emilia diy 01

Como fazer uma mesa de luz Reggio Emilia diy 09

Passo a passo para fazer a mesa de luz

Primeiramente, você deve forrar toda o fundo da caixa com a fita aluminizada.

Como fazer uma mesa de luz Reggio Emilia diy 05

Em seguida, preencha o interior com o rolo de lâmpadas led. Tenha em conta que o rolo de lâmpadas led tem dois lados. Um deles se conecta ao cabo da tomada. Esse lado contem a caixinha de conexão com o controle remoto. Esse deve estar mais próximo à saída da caixa. O outro lado não serve mais que conexão a outro rolo de leds caso fosse necessário.

Como fazer uma mesa de luz Reggio Emilia diy 06

Como fazer uma mesa de luz Reggio Emilia diy 07

Você verá que um dos lados tem fita adesiva. Então basta ir descolando a fita e colando no fundo sobre a fita aluminazada. Observe bem a imagem. Nas laterais, você deve fazer um contorno de, mais ou menos um dedo. Deixe um espaço entre uma fila e outra da fita de leds.

Como fazer uma mesa de luz Reggio Emilia diy 04

Feche a caixa com a tampa de metacrilato, conecte-se à tomada e pronto!

Fácil, não é?!

Espero que gostem e façam vocês mesmos em casa. E caso tenha alguma dúvida na montagem, entre em contato com a gente: criandocomapego@gmail.com.

Leia também:

Reggio Emilia

Dedicamos uma seção para abordar aspectos da pedagogia Reggio Emilia, bem como trazer propostas de atividades que favoreçam o desenvolvimento de nossas crianças.

Posts relacionados

Radiografia do corpo humano na mesa de luz

Entre sombras de dinossauros e blocos translúcidos

Explorando o alfabeto com materiais naturais

Atividade para caixa de luz sobre animais marinhos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *