DICAS DE LEITURAMétodo MontessoriOrdem em casaSER CRIANÇASER PAIS

Como montar uma biblioteca infantil em casa

biblioteca infantil em casa 08

Muito já falamos aqui no blog sobre fomentar a leitura desde que nossos filhos são bem pequenininhos. Não basta achar que a escola seja responsável por torná-los bons leitores. O processo de adquirir gosto pela leitura começa em casa e nós pais somos os agentes dessa transformação na vida de nossas crianças.

No post, Cantinho de leitura em um quarto montessoriano, mostramos como montar em casa um lugarzinho para a leitura. Em resumo, o lugar deve ser aconchegante e propiciar o contato direto com os livros. Nós optamos por montar o cantinho de leitura no próprio quarto de nossa filha.

Recomendamos que, antes de seguir, leia as seguintes publicações para entender um pouco mais sobre o método Montessori:

No entanto, como gostamos de ler, pareceu-nos que o contato do livro podia ir para além das paredes de seu quarto. Há pouco tempo, fizemos algumas mudanças na organização e decoração da nossa casa. Um dos móveis que sobrou foi uma pequena estante. Também sobrava um pequeno canto no corredor que não conseguíamos nós decidir o que fazer com ele. Juntou a isso vários livrinhos e recursos de leitura que não sabia onde colocar. O resultado: uma mini biblioteca infantil.

biblioteca infantil em casa 01

Biblioteca infantil em casa

A biblioteca infantil da Laura, como já dito, conta com livros infantil e recursos de leitura. Tudo está a seu alcance e ela pode maneja qualquer livro ou jogo quando desejar. Tudo está bem organizado para que possa desfrutar ao máximo a experiência da leitura.

biblioteca infantil em casa 02

1. Livro Histórias de ninar para garotas rebeldes, de Elena Favilli e Francesca Cavallo. Este é o nosso clássico do momento. Cada dia leio para Laura um conto sobre uma das 100 mulheres guerreiras que contribuíram para a humanidade e fizeram história. No post Livro para um aprendizado no feminino, você encontra mais informações sobre o volume.

2. Lobo Mau da Lilliputiens. Essa marca é simplesmente incrível. Todo o material usado é de alta qualidade. E o que dizer da funcionalidade de cada um de seus produtos. No caso, o lobo mau é um fantoche e, ao mesmo tempo, um bonito boneco de tecido. Na parte de trás há uma abertura com velcro, no qual se encontram os três porquinhos e a casinha de cada um deles. Um convite a contar o clássico, mas também reinventar o conto. No post Reinventando a história do Lobo Mau e os três porquinhos há mais informações sobre o produto.

biblioteca infantil em casa 03

3. Livros infantis. Claro, minha gente! Uma biblioteca precisa de livros. Compramos alguns dos exemplares. Buscamos livros adequados à sua idade, mas também exemplares que serão úteis durante a infância para trabalhar valores e emoções. Também ganhamos muitos dos livros que estão aí.

biblioteca infantil em casa 04

4. Minha torre divertida, Blocos de Montar. Esse livro – jogo da Yo yo books é simplesmente genial. Descobrimos por acaso, um dia em que fomos à Saraiva. Foi um acerto comprar. A criança se diverte montando torre ou uma cidade. O tema, no caso é bombeiros. Não apenas serve ao jogo, mas também à construção dos discursos e ao desenvolvimento da linguagem dos pequenos. Brincando sozinho ou com outra pessoa, à criança inventa e reinventa histórias. As possibilidades são infinitas. Laura adora a torre e para ela tem sido super interessante para ampliar vocabulário. Mais informações do produto você encontra aqui.

biblioteca infantil em casa 05

5. Na altura de suas mãos, e ao lado da segunda pilha de livros, optamos por deixar bem acessível o livro que queremos que tenha contato. No momento, como queremos pouco a pouco dar andamento no processo de desfralde, o livro disponível é Estou crescendo, de Anne Giuleri. Laura sempre pega o livro. À sua maneira, conta e reconta a história. Pede que a contemos, uma e outra vez. Funciona super bem. Esperamos que o livro possa ser de ajuda nesse processo. Deixamos mais informações sobre o livro aqui.

biblioteca infantil em casa 06

6. Na prateleira final, está a parte lúdica. Não que nas de acima não o fossem. Você concordará comigo que tudo o que envolve a leitura é, de por si, lúdico. Então, para completar a biblioteca, uma luva fantoche, fantoches e dedoches.

Como montar uma biblioteca infantil em casa

Para montar uma biblioteca infantil em casa não há muito mistério. Talvez esteja esperando um passo a passo. No entanto, acreditamos que, para isso, não há regras. A única condição é usar a imaginação. Algumas dicas importantes que poderíamos dar:

  • Reúna o material relacionado à leitura que tenha em casa: livros, revistas, jornais, dedoches, fantoches, marionetes…
  • Selecione um espaço da casa e um móvel similar a uma estante de biblioteca. Isso facilita que a criança possa ver e tocar o material ofertado.

O fundamental é que tudo seja pensado para que a criança seja autônoma. Ela mesma possa usar a biblioteca quando e como tiver vontade. Se mantivermos os livros à sua altura, permitiremos que tenha o contato íntimo com a leitura. E nisso reside a criação de espaços de leitura em casa.

Os livros devem estar pela casa, sempre disponíveis para o manuseio. Além do cantinho da leitura no quarto, da mini biblioteca infantil no corredor, Laura conta com um pequeno cesto de livros em sua mesinha de atividades.

Fica a dica! A criança, antes do processo de alfabetização, é capaz de ler as histórias através das ilustrações. Muitas vezes, é curiosa e deseja saber o que está, de fato ocorrendo. Cada vez que a criança lhe trouxer um livro e lhe pedir para ler pra ela, pare e ajude-a. Não deixe sempre para depois. Se não pode parar no momento, explique-lhe: ” Filho, mamãe está terminando de preparar a comida. Espere um pouquinho que, em seguida, me sentarei e lerei com você este conto.” Demonstre-lhe que ler é importante.

biblioteca infantil em casa 11

Espero que todas essas dicas possam ser úteis e deem ideias para que você possa criar um ambiente de leitura para seu filho. Como vocês veem, o final da exploração da biblioteca é um caos imaginativo total.

Dicas de leitura

Na nossa seção Dicas de leitura, você encontra muitas dicas incríveis histórias, fábulas, poemas, livros e vídeos infantis. Além disso, confere dicas de atividades e jogos de leitura, de contação de histórias e formas de organização da biblioteca infantil em casa. Visite:

Ordem em casa

Ordem em casa é uma seção do nosso blog para ajudar-nos a organizar melhor nosso lar para facilitar o desenvolvimento da criança e a harmonia entre os membros da familia. Aprenderemos como organizar um guarda-roupa, uma playroom, como guardar brinquedos ou como dobrar as distintas peças de roupa de nossos filhos. Também abordaremos os distintos ambientes preparados, segundo Montessori.

Posts relacionados

Deu zebra no ABC, um abichodário divertido

Respeito pelo tempo da criança

Livro musical Borboletinha - Galinha Pintadinha

Descascar e cortar banana - atividade de vida prática

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *