Como montar uma biblioteca infantil em casa

0 71

Muito já falamos aqui no blog sobre fomentar a leitura desde que nossos filhos são bem pequenininhos. Não basta achar que a escola seja responsável por torná-los bons leitores. O processo de adquirir gosto pela leitura começa em casa e nós pais somos os agentes dessa transformação na vida de nossas crianças.

No post, Cantinho de leitura em um quarto montessoriano, mostramos como montar em casa um lugarzinho para a leitura. Em resumo, o lugar deve ser aconchegante e propiciar o contato direto com os livros. Nós optamos por montar o cantinho de leitura no próprio quarto de nossa filha.

No entanto, como gostamos de ler, pareceu-nos que o contato do livro podia ir para além das paredes de seu quarto. Há pouco tempo, fizemos algumas mudanças na organização e decoração da nossa casa. Um dos móveis que sobrou foi uma pequena estante. Também sobrava um pequeno canto no corredor que não conseguíamos nós decidir o que fazer com ele. Juntou a isso vários livrinhos e recursos de leitura que não sabia onde colocar. O resultado: uma mini biblioteca infantil.

biblioteca infantil em casa 01

Biblioteca infantil em casa

A biblioteca infantil da Laura, como já dito, conta com livros infantil e recursos de leitura. Tudo está a seu alcance e ela pode maneja qualquer livro ou jogo quando desejar. Tudo está bem organizado para que possa desfrutar ao máximo a experiência da leitura.

biblioteca infantil em casa 02

1. Livro Histórias de ninar para garotas rebeldes, de Elena Favilli e Francesca Cavallo. Este é o nosso clássico do momento. Cada dia leio para Laura um conto sobre uma das 100 mulheres guerreiras que contribuíram para a humanidade e fizeram história. No post Livro para um aprendizado no feminino, você encontra mais informações sobre o volume.

2. Lobo Mau da Lilliputiens. Essa marca é simplesmente incrível. Todo o material usado é de alta qualidade. E o que dizer da funcionalidade de cada um de seus produtos. No caso, o lobo mau é um fantoche e, ao mesmo tempo, um bonito boneco de tecido. Na parte de trás há uma abertura com velcro, no qual se encontram os três porquinhos e a casinha de cada um deles. Um convite a contar o clássico, mas também reinventar o conto. No post Reinventando a história do Lobo Mau e os três porquinhos há mais informações sobre o produto.

biblioteca infantil em casa 03

3. Livros infantis. Claro, minha gente! Uma biblioteca precisa de livros. Compramos alguns dos exemplares. Buscamos livros adequados à sua idade, mas também exemplares que serão úteis durante a infância para trabalhar valores e emoções. Também ganhamos muitos dos livros que estão aí.

biblioteca infantil em casa 04

4. Minha torre divertida, Blocos de Montar. Esse livro – jogo da Yo yo books é simplesmente genial. Descobrimos por acaso, um dia em que fomos à Saraiva. Foi um acerto comprar. A criança se diverte montando torre ou uma cidade. O tema, no caso é bombeiros. Não apenas serve ao jogo, mas também à construção dos discursos e ao desenvolvimento da linguagem dos pequenos. Brincando sozinho ou com outra pessoa, à criança inventa e reinventa histórias. As possibilidades são infinitas. Laura adora a torre e para ela tem sido super interessante para ampliar vocabulário. Mais informações do produto você encontra aqui.

biblioteca infantil em casa 05

5. Na altura de suas mãos, e ao lado da segunda pilha de livros, optamos por deixar bem acessível o livro que queremos que tenha contato. No momento, como queremos pouco a pouco dar andamento no processo de desfralde, o livro disponível é Estou crescendo, de Anne Giuleri. Laura sempre pega o livro. À sua maneira, conta e reconta a história. Pede que a contemos, uma e outra vez. Funciona super bem. Esperamos que o livro possa ser de ajuda nesse processo. Deixamos mais informações sobre o livro aqui.

biblioteca infantil em casa 06

6. Na prateleira final, está a parte lúdica. Não que nas de acima não o fossem. Você concordará comigo que tudo o que envolve a leitura é, de por si, lúdico. Então, para completar a biblioteca, uma luva fantoche, fantoches e dedoches.

Como montar uma biblioteca infantil em casa

Para montar uma biblioteca infantil em casa não há muito mistério. Talvez esteja esperando um passo a passo. No entanto, acreditamos que, para isso, não há regras. A única condição é usar a imaginação. Algumas dicas importantes que poderíamos dar:

  • Reúna o material relacionado à leitura que tenha em casa: livros, revistas, jornais, dedoches, fantoches, marionetes…
  • Selecione um espaço da casa e um móvel similar a uma estante de biblioteca. Isso facilita que a criança possa ver e tocar o material ofertado.

O fundamental é que tudo seja pensado para que a criança seja autônoma. Ela mesma possa usar a biblioteca quando e como tiver vontade. Se mantivermos os livros à sua altura, permitiremos que tenha o contato íntimo com a leitura. E nisso reside a criação de espaços de leitura em casa.

Os livros devem estar pela casa, sempre disponíveis para o manuseio. Além do cantinho da leitura no quarto, da mini biblioteca infantil no corredor, Laura conta com um pequeno cesto de livros em sua mesinha de atividades.

Fica a dica! A criança, antes do processo de alfabetização, é capaz de ler as histórias através das ilustrações. Muitas vezes, é curiosa e deseja saber o que está, de fato ocorrendo. Cada vez que a criança lhe trouxer um livro e lhe pedir para ler pra ela, pare e ajude-a. Não deixe sempre para depois. Se não pode parar no momento, explique-lhe: ” Filho, mamãe está terminando de preparar a comida. Espere um pouquinho que, em seguida, me sentarei e lerei com você este conto.” Demonstre-lhe que ler é importante.

biblioteca infantil em casa 11

Espero que todas essas dicas possam ser úteis e deem ideias para que você possa criar um ambiente de leitura para seu filho. Como vocês veem, o final da exploração da biblioteca é um caos imaginativo total!

você pode gostar também

Comentários

Loading...