como saber se um brinquedo e para menina ou para menino

Em tempos que discutimos tanto sobre cores de menina vs cores de menino, eis um guia rápido para compra de brinquedos. Natal, Dia das Crianças, aniversário são algumas das datas importantes em que presenteamos nossas crianças com brinquedos. No Natal, fiquei cansada de entrar em lojas de brinquedo, e escutar dos vendedores: “É para menino ou para menina?”. Não me cansei de responder: “É para uma criança”. Fiquei cansada de visitar corredores de brinquedos rosa e corredores de brinquedos azuis.

Guia rápido para compra de brinquedos de menina ou de menino

como saber se um brinquedo e para menina ou para menino

Então, como saber se um brinquedo é para menina ou para menino?

Fiz as escolhas dos brinquedos tendo em conta as etapas de desenvolvimento e os períodos sensíveis das crianças da família. Tive em conta, sobretudo, o gosto de cada uma. Fiz um saco do Papai Noel multicor, com brinquedos para as crianças, e não para meninos ou para meninas.

Ao escolher o brinquedo por cor, por exemplo, impedimos que nossos filhos tenham uma infância mais colorida. Tornam-se crianças pobres quanto ao gosto pela cor. Todas as cores são muito bonitas e nossos filhos deveriam ter acesso a todas, não apenas ao rosa ou ao azul. As cores não definem o gênero de uma criança. E isso é um fato indiscutível.

Diferenciar brinquedos de meninos ou brinquedos de meninas significa perpetuar as diferenças entre homens e mulheres no futuro. Quando um menino brinca de boneca ou de cozinha, está aprendendo a ser corresponsável, a dividir tarefas, a ser um bom pai e a ser um bom companheiro. O mesmo ocorre com a menina.

De todas formas, repito, na hora de dar brinquedos para as crianças, o mais importante é atender suas necessidades. Temos uma cultura bastante sentimental quanto a compra dos presentes. Mas acho que seria um bem para todos se fossemos perguntados. A criança poderia ganhar um ou alguns bons brinquedos além de outras coisas úteis como roupas e sapatos. Este ano arrisquei e consegui que, entre todos da minha família, comprássemos um único brinquedo melhor para cada criança, no lugar de trezentos brinquedos que não valem para muita coisa.