Como ter uma comunicação positiva com os filhos

0

Você se comunica bem com seu filho? Na relação pais e filhos, tudo comunica: o silêncio, as palavras, o tom de voz, as miradas, os gestos… Tudo junto e misturado tem um grande poder na hora de formar a mirada que nossos filhos tem deles mesmos, das relações familiares e do mundo no qual vivem. Estabelecer uma comunicação positiva com os filhos é primordial para um vínculo sadio com os pais.

Podemos chegar ao coração de nossos filhos através de nossa mensagem, transmitindo-lhes confiança, esperança e otimismo. Empodera-los e tratá-los com respeito é uma forma de construir a base de uma comunicação efetiva entre os familiares.

Como ter uma comunicação positiva com os filhos

Escutá-los ativamente

Escutar ativamente e com empatia, tratando de nos conectar com suas emoções. Olhar nos olhos e estabelecer um contato físico com os nossos filhos. Eles são espertos na hora de detectar quando não nos esforçamos para escutá-los corretamente. Temos certeza de que ninguém aqui gosta de ser interrompido ou ser ignorado quando fala.

Não julgá-los

No lugar de julgar, etiquetar ou menosprezar, expressemos nosso incômodo desde as emoções: “Fico chateada ao ver a desorganização do seu quarto”, “Fico triste quando você me fala assim”.

Qualificar suas condutas, não o sujeito

Devemos qualificar a conduta, não nossos filhos. Sempre pensando em soluções e mostrando-lhes ter confiança de que podem encontrar uma solução: “Não gosto nada de como você tratou seu amigo. Como acredita que pode solucionar este conflito?”.

Falar-lhes com respeito, dando o exemplo

Estamos comprometidos com a comunicação positiva, quando damos um exemplo firme e expressamos confiança a nossos filhos. “Eu falo com você desde o respeito. Não estou gritando. Sei que pode se comunicar da mesma maneira”.

você pode gostar também

Comentários

Loading...