Desenvolvimento infantilSER PAIS

Crianças obcecadas por dinossauros são mais inteligentes

criancas obcecadas por dinossauros

Crianças obcecadas por dinossauros tem inteligência superior aos demais. Li essa informação há pouco. A boa filha, tem 2 anos e meio e há um ano é obcecada por dinossauros. Tudo começou quando visitamos um parque de dinossauros com criaturas em tamanho real. De lá para cá, tudo o que envolve o mundo das terríveis criaturas lhe interessa. Já sabe de memória o nome de vários dinossauros, bem como explicar seus hábitos de vida e suas características físicas. Logo, interessei-me por ler a notícia que relaciona a paixão por dinossauros e a inteligência infantil.

É fato que a maioria das crianças, em algum momento da infância, se interessarão pela vida dos dinossauros. Algumas chegarão a viver essa paixão com certa obsessão, tal como Laura vive no momento. E, ainda assim, a falta de maturidade, ainda não lhe permite dominar toda a informação que poderia chegar a deter.

As crianças que gostam muito dos dinossauros se tornam capazes de aprender todos os nomes dos diferentes tipos de dinossauros que existiram. Também podem explicar seu habitat, sobrevivência, se são carnívoros, herbívoros e dizer se pertencem ao período mesozóico ou cretáceo. Em outras palavras, podem reter informações tão específicas que podem chegar a assustar a quem os escuta explicar.

Para os cientistas, esse comportamento obsessivo é denominado “interesses intensos”, um conceito baseado segundo a motivação e interesse por um tema específico. Certamente, ao menos um terço das crianças do mundo, entre 2 a 6 anos de idade, apresentam um certo interesse e fascinação pelos dinossauros.

Kelly Chen, psiquiatra e terapeuta ocupacional da Universidade de Johns Hopkins, nos Estados Unidos, explica que as crianças que tem interesses intensos ou alguma obsessão por temas específicos, tendem a ser mais abertos e seguros de si mesmos. 

Um estudo realizado em 2008, nas universidades de Indiana e Wisconsin, determinou que ter interesses intensos na infância podem trazer vários benefícios. Esse tipo de interesse, em especial os que exigem domínio abstrato e conceitual, são capazes de aumentar a perseverança, melhorar a atenção e ampliar as habilidades de pensamento complexo assim como de processar informações. Também, a capacidade linguística e de compreensão também aumentam diante dos interesses intensos infantis. Além disso, a forma como as crianças pesquisam os dinossauros, por exemplo, ajuda a que aprendam a desenvolver estratégias para a solução de problemas ao longo de suas vidas.

 * Visto em Psychology-spot

Desenvolvimento Infantil

Ler sobre o desenvolvimento infantil permitirá você compreender melhor seu filho e, dessa forma, ajuda-lo desde o respeito e o amor, sem gritos nem castigos. Visite nossa seção:

Posts relacionados

Fósseis de dinossauros na massinha

Quebra-cabeça de dinossauros

Por que não comprar um Play Doh dino-ferramentas?

Construindo um terrário para dinossauros

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *