Cubos de madeira nas cores do arco-íris no estilo Waldorf

0 218

Não é novidade que, em nossa casa, seguimos o método montessori. É, realmente, uma filosofia de vida. No entanto, quando o tema são os brinquedos… amamos a simplicidade e a beleza dos brinquedos Waldorf. Muitos de vocês nos escrevem perguntando onde comprar, por exemplo, o arco-íris Waldorf. Mas, além do arco-íris, há outros materiais que podem complementar o jogo. Dentre eles estão os cubos de madeira nas cores do arco-íris da marca Grimm’s.

cubos de madeira waldorf 01

Mais do que brinquedos, tanto os cubos de madeira como o arco-íris (e outros inspirados na pedagogia Waldorf) são verdadeiros materiais e ferramentas para o desenvolvimento da criança. As peças soltas permitem a criança levar ao limite a sua criatividade. Ela se torna capaz de montar qualquer coisa que sua imaginação permitir. Além disso, aprende um monte de conceitos matemáticos apenas com a observação.

Recomendamos que leia:

cubos de madeira waldorf 02

Em casa temos os 36 cubos de madeira nas cores arco-íris de Grimm’s. Trata-se de cubos de madeira básicos para o jogo de construções e para peças de minimundos. Logo, funcionam como peças soltas. A vantagem desse jogo é que, ao fazer construções com peças na mesma medida, as crianças podem prever o comportamento que terá sua construção.

Como fazer cubos de madeira nas cores do arco-íris

Infelizmente esse jogo, tal como você vê nas imagens, não existe no Brasil. No entanto, dada a sua funcionalidade, é muito interessante poder oferecê-lo à criança. Como? Fazendo você mesmo, com a ajuda das crianças, se possível, os cubos de madeira. É super fácil e rápido. O resultado é incrível! A ideia é da autora do blog Fun at home with kids.

Material necessário

  • cubos de madeira
  • aquarelas líquidas
  • recipientes para verter as tintas

Preparando os cubos de madeira

O processo é bem simples. Em recipientes, verta as aquarelas líquidas. Em sequência, mergulhe os cubos de madeira, um lado de cada vez, por 2 minutos na tinta. Depois coloque sobre um papel manteiga e deixe secar. Já está pronto para o uso! A ideia da autora é fazer cubos de madeira nas cores do arco-íris, também inspirados nos brinquedos da marca Grimm’s.

Com que outros materiais podem ser combinados os cubos de madeira?

A criança pode usar os cubos de madeira para construir pontes, casas, muralhas… Enfim, o que desejar. Esse brinquedo também pode ser combinado com tantos outros para compor minimundos ou, simplesmente, para servir de base para alguma construção.

Um dos brinquedos que sugerimos para combinar é o arco-íris Waldorf. Daí podem sair muitas criações bacanas.

Leia mais:

Brinquedo de criança

Brinquedo de criança é uma seção muito legal do nosso blog. Trata-se de indicação de brinquedos educativos, a maioria deles em madeira, que visam a promover o desenvolvimento da criança. Todas nossas dicas estão em consonância com as filosofias em que nos inspiramos: MontessoriWaldorfPikler e Reggio Emilia. Acesse e descubra nossas dicas.

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.