Quando descobrimos que estamos grávidas, nós mulheres vemos nossa vida mudar completamente. Antes pensávamos só em nós, em satisfazer nossos desejos e necessidades pessoais. De repente, como mães, vemo-nos totalmente voltadas para os cuidados de uma pessoinha que depende tanto de nós.

A felicidade transborda em nosso ser ao receber nossa criaturinha nos braços, ao amamentá-la, ao acariciá-la. Somos capazes de repetir uma e outra vez, todos os dias, o quanto somos felizes por tê-la a nosso lado.

Então de que nós somos feitas?

Damo-nos conta de que tudo muda, e descobrimos que, como mães, somos feitas de:

  • Memória capaz de recordar momentos maravilhosos. Pura verdade. Lembramos cada detalhe de nossos filhos. Não apenas o fato, mas somos capazes de recordar o entorno, o cheiro, as cores. Tudo passa a fazer parte de cada momento que nos faz sentir-nos mães.
  • Uma boca com palavras amorosas. Cada mãe cria códigos de amor com seus filhos. Embora cada um tenha seu nome próprio, o mais comum é que nós, mães, criemos nomes carinhosos para nominá-los. Repetimos uma e outra vez palavras doces que simbolizam todo o amor que sentimos por nosso filho.
  • Braços que consolam. A criança está protegida nos braços de sua mãe. Ao abraçar nossos pequenos, diversas vezes ao dia, mostramo-lhes que podem confiar em nós, que estamos disponíveis para eles, mas, sobretudo, que o amamos.
  • Mãos que curam e consolam. Quando nosso filho cai, não devemos ignorar suas emoções. Dizer que não foi nada e que vai passar logo, apenas ajuda a silenciar suas emoções em situações futuras. Nossas mãos podem ajudar a curar as feridas e consolá-los. Nossas palavras podem ajudar a que eles entendam melhor suas emoções.
  • Olhada reconfortante. Ao observar nossos filhos, podemos entendê-los melhor. É preciso conhecer suas condutas e emoções, para que possamos ajudá-los. E, assim, ainda que, em um momento de necessidade, não possamos falar-lhes ou tocá-lhes, através de uma mirada podemos reconfortá-los.
  • Ouvidos dispostos a escutar. Ter atenção ao que nossos filhos nos querem dizer, demanda tempo. Como mães estamos sempre disponíveis para escutar nossas crianças, ouvir o que querem contar.
  • Olfato que sente de longe que algo não está bem. E se algo passa a nossos pequenos, sentimos o cheiro a kilômetros. Tornamo-nos verdadeiras bruxas, com poderes especiais que nos permitem ver que algo não vai bem com nosso filho sem que ele nos diga uma única palavra.
  • Coração que não cabe no peito. Amamos incondicionalmente nossas crianças.

Ser mãe é a experiência mais alucinante que podemos viver!

Criação com Apego

Na seção Criação com Apego você encontra textos interessantes sobre como podemos criar nossos filhos com amor, respeito e firmeza. Prepararmos para ser pais é algo importante. Saber como podemos estabelecer o vínculo com nossos filhos, educando-os sem gritos, ameaças e castigos também. Acesse:

Deixe Uma Resposta