Ordem em casaSER PAIS

Decálogo de um lar mais seguro

decalogo de um lar mais seguro

Prevenir é melhor do que lamentar. As crianças entre um e quatro anos são as que estão mais expostas a todo tipo de perigos. Obviamente, isso ocorre porque durante essa idade os pequenos começam a explorar toda a casa, mas não tem a noção de quais os locais mais seguros e quais representam perigo à sua integridade física. É dever dos pais prover um lar mais seguro para que as crianças possa se desenvolver livres.

Veja um decálogo de um lar mais seguro

1. Manter o chão livre de qualquer elemento perigoso, tal como pontas de cigarro, moedas, cristais, fósforos ou qualquer outro objeto que seja pouco seguro e possa terminar na boca do bebê.

2. A cozinha pode ser um espaço onde a criança pode praticar uma série de atividades da vida prática. Mas esteja atenta para que a criança esteja em um lugar adequado, longe do fogão e de objetos cortantes.

3. Não cozinhe com o bebê no colo.

4. Não deixe as bolsas de plástico a seu alcance, já que, ao brincar com elas, poderia se asfixiar.

5. Guarde bem objetos cortantes como tesouras e facas.

6. Utilize protetores para as tomadas que existam na casa. Proteja também as esquinas dos móveis com goma ou plástico, sobretudo as que estejam na altura da cabeça da criança.

7. Fixe as estantes nas paredes se são muito leves, a fim de evitar acidentes.

8. Mantenha longe do alcance da criança medicamentos, bebidas alcoólicas e produtos de limpeza. Sabia que ao 50% dos casos de intoxicação infantil se dá por ingestão de produtos que consideramos seguros, tal como os cosméticos?

9. Nunca deixe a criança sozinha em casa. Nem um minuto. Esteja sempre atento em que espaço se encontra a criança. Se percebe que está em silêncio, apenas espie para ver se está brincando. Não interrompa, se o silêncio se dá porque está concentrado brincando. Lembre-se de que o brincar é o trabalho da criança.

10. Lembre-se de que, na casa dos avós, as medidas de segurança são quase nulas. Eles já viveram essa etapa e recebem os netos, quase sempre, por um período de tempo. Tenha em conta de que os avós estão para aproveitar da presença dos netos. A responsabilidade é sua. Então, verifique se o local é seguro. Caso encontre algum perigo, converse com os avós para que tornem o lar mais seguro para os netos.

Enfim, devemos ter em conta de que as crianças estão explorando o mundo e sua curiosidade não entende de segurança ou perigo. Cabe a nós adultos criar o ambiente adequado para que possa explorar o mundo livremente, mas sempre em segurança.

Ordem em casa

Ordem em casa é uma seção do nosso blog para ajudar-nos a organizar melhor nosso lar para facilitar o desenvolvimento da criança e a harmonia entre os membros da familia. Aprenderemos como organizar um guarda-roupa, uma playroom, como guardar brinquedos ou como dobrar as distintas peças de roupa de nossos filhos. Também abordaremos os distintos ambientes preparados, segundo Montessori.

Posts relacionados

O sorriso do bebê: um sinal importante

Por que trocar a fralda de pé?

Meu bebê golfa muito. Qual o tratamento?

16 perguntas de normas de segurança que poderiam salvar a vida do seu filho

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *