Atividades EducativasAtividades montessorianasMétodo MontessoriSER CRIANÇA

Descascar e cortar banana – atividade de vida prática

cortar banana vida pratica 05

Descascar e cortar banana é uma atividade de vida prática. Isso porque é algo que uma criança ainda bem pequena pode fazer por si mesma.

Quando ela nos pede para comer uma banana, podemos seguir dois caminhos: dar a banana descascada, cortada e, por vezes, amassada; ou dar-lhe a fruta para que ela mesma a descasque e a corte.

No primeiro caso, fazemos tudo para a criança. Damo-lhe tudo pronto. Não há esforço. Transmitimos a ela a ideia de que é incapaz de fazer tal coisa, que depende de um adulto para consegui-lo.

Já, no segundo caso, em um ambiente preparado, quando lhe pede uma banana e você lhe dá a fruta inteira, está mostrando à criança que confia em sua capacidade. E não só isso, está permitindo que trabalhe para o seu desenvolvimento motor fino, que desenvolva o movimento de pinça, que aprenda a se concentrar e que trabalhe a coordenação olho-mão.

Não nos esqueçamos que as crianças aprendem muito praticando experiências reais e cotidianas. Elas gostam de imitar aquilo que nós adultos fazemos. Essa é sua forma de se liberar, pouco a pouco, da dependência da figura do cuidador.

cortar banana vida pratica 02

cortar banana vida pratica 03

cortar banana vida pratica 04

cortar banana vida pratica 06

cortar banana vida pratica 07

cortar banana vida pratica 08

Método Montessori

Uma das filosofias na área da educação que mais nos apaixona é o Método Montessori. Buscamos seguir seus fundamentos na criação e educação da nossa filha. Preparamos nossa casa para que Laura tivesse tudo a seu alcance e também lhe oferecemos propostas de material, brinquedos e atividades inspiradas em montessori. Tudo isso compartilhamos aqui na web. Acesse e confira:

Posts relacionados

Abrir e fechar potes com tampa de rosca - atividade de vida prática

Respeito pelo tempo da criança

Fazer arranjos de flores - atividade de vida prática Montessori

Atividade com borboleta: pareamento de cores

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *