Disciplina Positiva e Método Montessori: filosofias complementares

0 1.641

Disciplina Positiva e Método Montessori são duas filosofias complementares que podem ser bem empregadas por nós pais se buscamos educar com respeito e firmeza nossos filhos. Nesta publicação, de forma breve, mas bem objetiva, busco apresentar pontos em comum entre ambas as filosofias. Por certo, escolher uma educação pautada em qualquer uma das duas ou em ambas é promover uma criação baseada no amor e no respeito.

Sugiro que, antes de avançarmos, leia os seguintes posts:

Método Montessori

A método Montessori contempla a individualidade de cada criança e respeita seus próprios ritmos de aprendizagem e amadurecimento. A educação proposta por Maria Montessori tem fé na criança, ao considerar que traz dentro de si um maestro que lhe guia segundo as necessidades de cada etapa de seu desenvolvimento. Cada menino ou menina é sempre a protagonista de sua própria aprendizagem e nós atuamos como guias, em um segundo plano. Enquanto guias, nós pais acompanhamos esse processo.

Disciplina Positiva

A Disciplina Positiva coloca a criança como protagonista de sua própria vida. Quando respeitamos a criança e confiamos em sua capacidade, ele poderá desenvolver habilidades úteis para sua vida. Amor, respeito, empatia, responsabilidade, carinho são palavras constantes dessa filosofia.

Filosofias complementares: Disciplina Positiva e Método Montessori

Em ambas, as perguntas são mais importantes que as ordens. A criança não é entendida como um recipiente que chega vazio ao mundo e que devemos preencher com os conhecimentos que consideremos necessários. Tanto uma como a outra tem em conta que a criança aprende por imitação e por repetição. Logo, como propõe a Disciplina Positiva, é importante que tenhamos uma boa conduta. Isso porque nossos filhos se espelham em nossos exemplos.

Além de tudo isso, ao basear a educação no respeito, o fim último é a educação para a paz. O medo não é amigo da cooperação e do respeito, base fundamental de uma convivência harmoniosa. Dessa forma, importante não é focar no resultado, mas no processo. Tem-se em conta em como cada criança, seguindo seu próprio ritmo, aprende de seus próprios erros e é capaz de buscar soluções para os problemas.

E, uma das coisas que mais gosto é que a Disciplina Positiva e Método Montessori nos ensinam a conectar com pessoas, e não a controlar pessoas. Com meus filhos quero estar em conexão. Buscarei que me respeitem e não que me obedeçam porque tenham medo de mim. Para isso, é preciso sempre que nós, como pais, tenhamos que desaprender para aprender. É preciso que nos coloquemos no lugar de nossos filhos, que aprendamos de forma respeitosa como enfrentar os problemas e os desafios da vida. E, uma coisa é certa, só podemos querer que nossos filhos sejam respeitosos com os demais se nós, adultos, somos seu exemplo. A educação para a paz e para a vida só é possível se começa por nós mesmos.

* Foto: Educación Montessori

Método Montessori

Uma das filosofias na área da educação que mais nos apaixona é o Método Montessori. Buscamos seguir seus fundamentos na criação e educação da nossa filha. Preparamos nossa casa para que Laura tivesse tudo a seu alcance e também lhe oferecemos propostas de material, brinquedos e atividades inspiradas em montessori. Tudo isso compartilhamos aqui na web. Acesse e confira:

Disciplina Positiva

Através da Disciplina Positiva aprendemos a centrar-nos em potenciar habilidades em nossos filhos para que possam ser capazes de solucionar problemas por eles mesmos. Também reconhecemos que castigos físicos e psicológicos não são recursos que favoreçam a criar crianças com autonomia, responsáveis e independentes. Saiba mais:

você pode gostar também

Comentários

Loading...