Criação com ApegoSER PAIS

Do que o bebê recém-nascido gosta?

bebe recem-nascido

Antes de nos tornarmos pais temos a clara ideia de que os bebês são como bonecos, só que humanos. Tendemos a achar que um recém-nascido pode ser controlado por seus pais a qualquer momento. Se o bebê chora muito culpamos os pais que o tem em braços todo o tempo. Se o bebê não come é porque os pais não o obrigam o suficiente. Tudo isso não passa de crença.

Cada bebê é diferente e cada um é único. Mesmo com poucos dias de vida, as experiências vivenciadas com seus pais e adultos mais próximos lhe permitem selecionar ações e gestos que o agradam ou o desagradam. Você já se perguntou do que bebê recém nascido gosta? Ter isso em conta é fundamental para favorecer a sua melhor adaptação no nosso mundo.

Do que o bebê gosta?

Favorecer uma relação de apego com nosso bebê recém-nascido é possível quando fazemos coisas das quais ele gosta. Isso o faz sentir-se amado por seus pais e/ou cuidadores. E, do que o bebê recém-nascido gosta?

  • Sentir que o seguram com suavidade, firmeza e segurança. Gostam de carícias e massagens suaves, que o ajudem a tomar consciência de seu corpo e de sua existência.
  • Sentir como a mamãe, o papai e os adultos próximos o cuidam.
  • Sentir que os demais tenham atenção, que conversem e se comuniquem com ele.
  • Sentir-se amado e querido.
  • Confiar em quem o cuida e estar muito tranquilo nos primeiros meses.

O bebê recém-nascido conhece o mundo que nós lhe mostramos. Quando optamos por uma educação com amor, com respeito e com firmeza, podemos apresentar-lhe um mundo amável no qual ele ocupa um lugar importante. Optar por uma educação baseada na violência é leva-lo a conhecer um mundo terrível, rodeado de inimigos.

Quando o bebê recém-nascido confia em quem o cuida, poderá explorar o mundo e avançar. Quando o bebê teme, gastará suas energias em evitar que o machuquem.

Leia também:

Criação com Apego

Na seção Criação com Apego você encontra textos interessantes sobre como podemos criar nossos filhos com amor, respeito e firmeza. Prepararmos para ser pais é algo importante. Saber como podemos estabelecer o vínculo com nossos filhos, educando-os sem gritos, ameaças e castigos também. Acesse:

Posts relacionados

As 3 amigas que toda mãe precisa

Teoria do Apego e Criação com Apego

Sinais de que seu filho tem um apego seguro

Comunicando suas necessidades às crianças

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *