Emocionário. Diga o que sente, é um livro escrito por Cristina Núñez e Rafael R. Valcárcel, da editora Palabras Aladas. Esse clássico espanhol descreve 42 emoções. Cada uma delas é tratada em uma página dupla. Do lado esquerdo encontramos uma breve e clara definição da emoção. E, do lado direito, uma ilustração bem cuidada que transmite muito da emoção relacionada.

Trata-se de um recurso imprescindível para trabalhar com as crianças. Isso porque nos ajuda, como pais, a ensinar nossos filhos a colocar palavras aos sentimentos.

Segundo seus autores:

O Emocionário oferece uma oportunidade integradora ao ser humano, desde a mais terna infância, porque o ajuda a conhecer suas emoções e a dialogar sobre seus sentimentos. Desse modo, poderá administrá-los adequadamente e, assim, sentir sua vida com todo seu potencial, sem detrimento de nenhuma de suas capacidades.

Talvez ,até para nós adultos, seja difícil reconhecer nossos sentimentos. Muitos de nós não fomos educados para reconhecê-los e expressá-los corretamente. Logo, embora o livro esteja indicado para trabalhar com as crianças a partir dos dois ou três anos, é super recomendado para os pais.

Nós compramos o livro logo que nossa filha nasceu. Lemos juntos e buscamos observar nossa filha e a nós mesmos. Aprendemos a dar nomes a nossas emoções para poder, em breve, ajudar nossa filha. Acreditamos que primeiro devemos ser capazes de expressar-nos adequadamente para poder auxiliar nossa filha.

No Emocionário, podemos encontrar emoções mais simples e fáceis de ser compreendidas por uma criança de dois ou três anos (alegria, tristeza, medo, vergonha…), outras mais complexas que serão compreendidas por crianças de cinco ou seis anos (culpa, tédio, amor, ciúmes…) e aquelas que necessitam maior maturidade e experiência para saber identifica-las (ressentimento, serenidade, gratidão…).

Enfim, é esse um livro para todas as idades. Podemos, em família, utilizá-lo como um livro de consulta ou leitura diária, segundo a etapa em que nos encontremos e as experiências vividas.

emocionario

Objetivos do Emocionário

Dentre os objetivos do itinerário das emoções estão:

  1. Explicar o conteúdo de quarenta e duas emoções com uma linguagem simples e compreensível.
  2. Dar ferramentas às crianças para que possam identificar suas emoções e sentimentos.
  3. Dar ferramentas às crianças para que possam expressar suas emoções e sentimentos.
  4. Ajudar as crianças a canalizar adequadamente suas emoções.
  5. Aprofundar o reconhecimento e a expressão de cada uma das emoções expostas no Emocionário.
  6. Melhorar a compreensão escrita das crianças como meio de incrementar seu autoconhecimento.
  7. Ajudar os adultos (pais, professores e psicólogos) a trabalhar a educação emocional das crianças.
  8. Ampliar o aproveitamento do conteúdo do Emocionário a diferentes faixas de idade.

O diário das emoções é, portanto, uma ferramenta imprescindível para auxiliar os pequenos a identificar e a expressar suas emoções. Ao sabermos reconhecer as emoções, podemos ser mais livres. Tornamo-nos capazes de tomar decisões mais sábias, que estejam de acordo com nossa forma de ser, de sentir e de pensar.

Itinerário Diga o que sente

Os autores do dicionário de emoções, propõe três recursos para o trabalho das emoções e sentimentos com as crianças:

  1. O Diário da Gratidão: um livro-caderno no qual a criança (a partir dos 6-7 anos) pode escrever o que sente cada dia e que motivos encontrou para estar agradecido.
  2. Um Guia de Exploração Leitora: um documento para adultos (pais, professores, educadores…). Traz pautas interessantes para trabalhar as emoções com as crianças a partir da leitura do livro.
  3. As fichas de trabalho trazem cinco páginas de atividades por cada emoção. As crianças aprendem através de criação de histórias, trabalho com vocabulário, compreensão global do texto, aplicação da própria experiência, exercícios de criatividade artística.

As emoções

emocoes emocionario

Clique na emoção desejada e descubra como trabalhá-la com as crianças:

1) Ternura 15) Vergonha 29) Tédio
2) Amor 16) Insegurança 30) Ilusão
17) Timidez
31) Entusiasmo
4) Ira
18) Confusão 32) Euforia
19) Medo 33) Desmotivação
20) Assombrado
34) Decepção
21) Nojo
35) Frustração
22) Hostilidade
36) Admiração
9) Felicidade 23) Aceitação
37) Inveja e Ciúmes
10) Alegria
24) Incompreensão 38) Desejo
11) Tristeza
25) Desamparo
39) Satisfação
12) Compaixão
26) Solidão
40) Orgulho
13) Remorso
27) Saudade 41) Prazer
14) Culpa
28) Melancolia
42) Gratidão

Educação Emocional

Na seção Educação Emocional aprendemos como ajudar nossos filhos a reconhecer e identificar as emoções corretamente. A partir do desenvolvimento da inteligência emocional, a criança está preparada para vivenciar situações várias de uma maneira equilibrada. Além disso, há uma parte dedicada a sugerir atividades sobre as emoções para trabalhar com os pequenos em casa. Descubra mais:

História Infantil

Veja mais sobre o universo da leitura infantil. Há dicas de livros infantis, contos, fábulas, lendas, parlendas, poemas, literaturas de cordel… Além disso, dicas de recursos lúdicos para a contação de histórias. Todo um mundo de possibilidades para incentivar o gosto pela leitura na infância.

5 Comentários

  1. Pingback: Emocionário: o dicionário das emoções - Atividades Papapiu

  2. Amanda Fantine Responder

    Oi pessoal! Estou trabalhando inteligencia emocional com meus alunos e comprei o emocionário depois que li a indicação de vocês aqui no blog. Gostaria de saber onde eu acesso as fichas de trabalho e o guia de exploração leitora! Quando comprei achei que viessem com o livro…existe algum site do livro ou até mesmo email dos autores pra que eu consiga esse material?

    • Karina Responder

      Há no blog da editora em espanhol. Vamos fazendo, pouco a pouco a tradução do material e passando as dicas. Procure através do google.es

      • CARLA MANFROI LUNARDELLI Responder

        Adorei o material e quando li sobre o livro, comprei para trabalhar com meu alunos da educação especial. Porém também imaginei que as fichas de trabalho e o guia de exploração leitora viria junto com o livro. Onde posso encontrá-lo? Achei muito válido para explorar o trabalho sobre os sentimentos com as crianças.
        Parabéns pelo post.

        • Marlene Margarete Hensen Responder

          Bom Dia! Suas atividades são maravilhosas. Você tem a continuação das emoções?

Deixe Uma Resposta