encaixes solidos blocos de cilindros 00

Os encaixes sólidos, ou blocos de cilindros, são um dos materiais montessori da área sensorial. Pertence ao grupo de materiais destinados a trabalhar o sentido visual. Ainda estão nesse conjunto a torre rosa, a escada marrom e as barras vermelhas. Como você deve saber, os materiais sensoriais ajudam as crianças a serem capazes de adquirir uma classificação clara e consciente das coisas. Além disso, elas aprendem a reconhecer similaridades e diferenças entre objetos parecidos, de forma que possam se transformar em excelentes observadores. O bom desenvolvimento sensorial, favorecerá, posteriormente, a linguagem e a matemática.

O que são os blocos de cilindros ou encaixes sólidos?

Os encaixes sólidos se constituem de quatro blocos de madeira, cada um com dez orifícios. Cada um desses orifícios tem um cilindro que encaixa à perfeição. E cada cilindro tem um agarre na parte superior.

  • Bloco 1: cilindros de altura e diâmetro decrescente.
  • Bloco 2: cilindros de igual altura e diâmetro decrescente.
  • Bloco 3: cilindros de altura crescente e diâmetro decrescente. São inversamente proporcionais.
  • Bloco 4: cilindros de igual diâmetro decrescentes.

encaixes solidos blocos de cilindros 02 encaixes solidos blocos de cilindros 03

Como se apresentam os encaixes sólidos?

Os encaixes sólidos é um material montessori que se trabalha na mesa. Seguindo a orientação do Manual de Educação Sensorial no Ambiente Montessori, assim é como devemos apresentar o material à criança:

Bloco 1:

O guia convida a criança a trabalhar com o primeiro bloque de cilindro. Pega o material do suporte com ambas as mãos, transferindo-o para o meio da mesa, com o cilindro de diâmetro maior até o menos da esquerda para a direita. Com movimento de pinça, pega o agarre do primeiro cilindro e começa a tirar cada um deles, colocando-os diante do bloco. Convém deixa-los desordenados. Quando estão todos fora, começa a colocar um a um, da esquerda para a direita, buscando o correto a cada diâmetro. Uma vez armado, volte a tirar os cilindros, deixando-os desordenados diante do bloco. Convide a criança a realizar o trabalho.

Bloco 2:

O guia convida a criança a trabalhar com o segundo bloco de cilindros. Coloca-o tal qual o primeiro até a mesa. Tira o primeiro e o último cilindro e se realiza uma lição de três períodos.

  • Indique com o dedo o primeiro cilindro e diz que esse é o mais grosso. Depois indique o último cilindro e diga-lhe que esse é o mais fino de todos.
  • Você pode colocar o cilindro grosso aqui? (indique um lugar da mesa com o dedo). E o fino aqui? Coloque o cilindro grosso em seu joelho, coloque o cilindro grosso aqui, coloque o cilindro fino aqui, quando os dois cilindros voltam à sua posição inicial, o guia pergunta: “Como é esse cilindro? E o outro?

O guia volta a introduzir esses dois cilindros e começa a tirar um a um, da esquerda para a direita, indicando com o dedo o primeiro como o mais grosso de todos e o último como o mais fino de todos.

Os blocos 3 e 4 não são apresentados, porque são o mesmo.

Objetivos dos encaixes sólidos

O objetivo desse material é encaixar com perfeição o cilindro no bloco. Os encaixes sólidos favorecem o trabalho com o controle de erro montessori de forma muito eficiente. Em outras palavras, como cada cilindro encaixa perfeito no bloco, a criança reconhece a peça que sobra ou que falta. No bloco 4, por exemplo, os cilindros sobressaem no bloco.

Dentre os objetivos perseguidos há alguns que são diretos e outros indiretos. Veja os pontos de interesse deste material montessori.

Objetivos diretos: discriminação visual de dimensão e coordenação psicomotora fina.

  • Bloco 1: discriminação visual de tamanho.
  • Bloco 2: discriminação visual de grosso e fino.
  • Bloco 3: discriminação visual de diâmetro.
  • Bloco 4: discriminação visual de alto e baixo.

Objetivos indiretos: a preparação para a escritura (posição dos dedos e o trabalhar da esquerda para a direita). Trabalha-se a formação da mente matemática, trabalhando a correspondência 1 pra 1 e a sequência. Além disso introduz conceitos importantes como grosso, fino, alto, baixo, diâmetro, etc…

Variações dos encaixes sólidos

Os encaixes sólidos podem ser trabalhados a partir dos 2 anos e meio. Tendo em conta a idade e o amadurecimento da criança, é possível criar variações com os blocos. Dentre elas estão:

  • Colocar 2 blocos e tirar todos os cilindros misturados.
  • Colocar 3 blocos, situados em forma triangular e propor o mesmo que o anterior,
  • Colocar 4 blocos para que formem um quadrado e fazer o mesmo.
  • Emparelhar à distância. Trazer um bloco para a mesa e deixar todos os cilindros no suporte. O guia marca com um pequeno papel um dos orifícios e lhe diz para que traga esse cilindro. Depois continua a sequência até que se complete o bloco.
  • Pode-se realizar um bloco com os olhos fechados.

Além disso, há alguns jogos que podem ser propostos se há mais de uma criança utilizando o material montessori.

  • 4 crianças, cada um em frente a um bloco, formando um quadrado. São retirados todos os cilindros e deixados desordenadamente no interior da figura. As crianças devem colocar um cilindro  por vez, respeitando o turno.

Vale a pena ter os encaixes sólidos em casa? Onde comprar?

Sem dúvida, esse é um material montessori que vale a pena ter em casa. Essa ferramenta, como já mencionado, é útil para o desenvolvimento dos nossos filhos porque cumpre com uma série de objetivos importantes. Sabemos que esse é um material que tem o seu preço, mas há que se levar em conta a qualidade do produto, já que é feito em madeira, bem como o seu tempo de uso. Uma criança pode utilizar os encaixes sólidos a partir dos 2 anos e meio até os seis anos. Como você pode ver, há uma série de possibilidades que aumentam o nível de dificuldade. Ou seja, a criança sempre está aprendendo.

Nós somos da opinião que melhor pagar por um bom material do que por inúmeros brinquedos de plástico. Lembremos que os produtos de plástico não fomentam a sustentabilidade do nosso planeta e acabam se tornando lixo já que, rapidamente, perdem sua qualidade.

Onde comprar o material?

Mais uma vez indicamos um parceiro de confiança, a Smirna. O material é de excelente e compensa a qualidade/preço. Deixo para vocês os links de dois produtos:

Encaixes sólidos >> COMPRAR

encaixes solidos blocos de cilindros 01

Encaixes sólidos 2 blocos >> COMPRAR

encaixes solidos blocos de cilindros 06

Método Montessori

Uma das filosofias na área da educação que mais nos apaixona é o Método Montessori. Buscamos seguir seus fundamentos na criação e educação da nossa filha. Preparamos nossa casa para que Laura tivesse tudo a seu alcance e também lhe oferecemos propostas de material, brinquedos e atividades inspiradas em montessori. Tudo isso compartilhamos aqui na web. Acesse e confira:

Posts relacionados

Observando as cores das borboletas

Transferência de líquido com conta-gotas

Primeiro contato com a torre rosa Montessori

Cartões de três partes O Monstro das Cores

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *