• Autorregulação é o uso de estratégias para conseguirmos voltar para nosso estado de equilíbrio.

Como tudo na nossa vida, precisamos aprender isso também. E precisamos ensinar às crianças estratégias para que elas, aos poucos, consigam se regular sozinhas.

Esses pequenos movimentos, que podem virar cards em cima da mesa ou na porta da geladeira, fornecem diversão e a possibilidade da criança desfocar do que está lhe deixando com raiva.

Lembrando que é um aprendizado sugerido e guiado pelos pais, até que a criança internalize e consiga fazer sozinha.Alie aos movimentos mais lentos a respiração mais consciente, pausada e contada. E claro, se divirta junto com seu filho, experimentando os movimentos e possibilidades advindas com eles.

Para crianças menores, sugiro os movimentos mais rápidos primeiro e os mais lentos, como o do urso, depois. E sim, eles não precisam fazer todos.

Inventem seus próprios movimentos de relaxamento, com seus bichos favorito.

Exercícios para crianças de autorregulação em momentos de raiva e estresse

1. Pula, pula, para frente e para trás como um sapo.

2. Mãos e pés no chão. Quadril no alto. Ande para a esquerda e para a direita, com passos lentos e fortes.

3. Saltitando, o mais rápido possível, com braços e pernas bem abertos.

4. Corra o mais rápido que você conseguir! Seja como o animal mais rápido da Terra…

5. Dobre um pouco os joelhos e feche e abra as mãos, juntando a ponta dos dedos. Ande de lado para a esquerda e para a direita, fechando e abrindo as mãos.

6. Marchar no lugar, levantando os joelhos e mais alto que conseguir e pisando o chão o mais forte que puder.

Leia também:

Educação Emocional

Na seção Educação Emocional aprendemos como ajudar nossos filhos a reconhecer e identificar as emoções corretamente. A partir do desenvolvimento da inteligência emocional, a criança está preparada para vivenciar situações várias de uma maneira equilibrada. Descubra mais:

Deixe Uma Resposta