Filhos: nossos professores da vida

0

Os filhos sãos nossos professores da vida! O dia em que nasce nosso filho a natureza nos transforma em pais. Mas, realmente, nascemos para a maternidade quando aceitamos transitar esse caminho de crescimento interior? Nosso filho é nosso maestro, nos coloca diante de um espelho no qual nos observamos limpamente, nus, descobrindo-nos e nascendo outra vez.

Como todo parto, muitas vezes, nos toca sanar coisas, repensarmos o caminho até aqui e fixar-nos em uma trilha que guie nossos passos. Nossos filhos são nossos professores para encontrar essa trilha, esse referente de valores, essa motivação para ser sempre melhores seres humanos cada dia. Para encontrar esse ponto de partida, esse clique que ativa sua consciência, somente basta nos permitirmos olhar profundamente nos olhos de nossos filhos.

Então deixaremos de olhar a infância desde nosso pedestal de adultos. Deixaremos de pensar que somos o professor que enche a criança de conhecimento e experiência, mas sim contemplaremos maravilhados o precioso potencial que cada criança traz em si mesma. Nós  nos colocaremos na mesma altura: altura do respeito mútuo, da dignidade que todos merecemos.

Claro, nós lhe ensinaremos muitíssimo! Porque seremos seu exemplo, modelaremos neles habilidades da vida (e isso implica trabalhá-las primeiro em nós mesmos). Como ensinar a você, filha minha, a ser empática se não me dói a injustiça. Como pedir-lhe que tenha critério próprio se somente pretendo que me obedeça. Como querer que você seja segura de você mesma, se a pressão social me faz vir abaixo. Como pedir-lhe que seja amável a gritos… Ai neurônios espelho, que bem trabalham, como nos colocam em evidência! Mas que oportunidade tão maravilhosa para reconduzir a rota, para avançar no autoconhecimento. Aprendemos que nossa autorregulação é a chave da sua própria.

Que professores, que grandes treinadores da vida são nossos filhos! Quantas oportunidades nos dão cada dia para melhorar. Nada como uma criança para nos ensinar a generosidade, o valor do perdão. Quando erramos e o fazemos mal (horrível inclusive), enquanto ficamos instalados, muitas vezes, no rancor, na culpa e no orgulho, uma criança nos oferece seu abraço, seu coração puro, seu perdão sincero. Aí temos outra lição de um pequeno grande professor!

Nossos filhos enfrentam nossas fortalezas e nossas debilidades. Corresponde a nós decidir dar o passo de transformar-nos em nossa melhor versão. Vamos desfrutar com eles, aprender deles, errar com eles, corrigir com eles… mas sobre tudo vamos crescer juntos.

Nossos filhos, nossos professores da vida!

O que você acaba de ler é uma passagem de um texto da autora do blog Las huellas de Alice. De fato, a vida muda radicalmente depois que nos tornamos pais. Perdemos qualidade de vida, se comparada àquela que tínhamos antes. Já não podemos fazer muitas coisas que antes eram possíveis: viajar mais, sair a qualquer hora, ver televisão até altas horas…

No entanto, deixar-nos envolver pela sabedoria da infância, mostra-nos o quanto ganhamos em oportunidade de melhorar-nos a nós mesmos. Todo o dia nos surpreendemos com algo novo que a nossa filha nos mostra.

Para nós, o maior aprendizado que Laura nos trouxe é pensar em positivoEnfrentar os problemas desde uma atitude mais pró-ativa. Para qualquer situação ela tem seu melhor sorriso.

Além disso, aprendemos que podemos perceber a vida com todos os sentidos. Alguns deles já os tinha esquecido. Cada dia é uma descoberta, cada dia se aprende algo novo. A felicidade pode ser percebida nos pequenos detalhes.

você pode gostar também

Comentários

Loading...