Educação Emocional

Frases de Daniel Goleman sobre Inteligência Emocional

frases de daniel goleman sobre inteligencia emocional

Daniel Goleman é um psicólogo norte-americano que obteve fama mundial a partir da publicação de seu livro Inteliência Emocional, em 1995. Embora o conceito tenha aparecido na literatura graças aos psicólogos americanos Peter Salovey e John Mayer, em 1990, foi Goleman quem o tornou famoso. Deixamos aqui, várias ffrases de Inteligência Emocional de Daniel Goleman:

 

1. Quando eu digo controlar emoções, me refiro às emoções realmente estressantes e incapacitantes. Sentir as emoções é o que torna a nossa vida rica.

2. […]o impulso é o veículo da emoção; a semente de todo impulso é um sentimento explodindo para expressar-se em ação. Os que estão à mercê dos impulsos – os que não têm autocontrole sofrem de uma deficiência moral. A capacidade de controlar os impulsos é a base da força de vontade e do caráter.

3. Uma visão da natureza humana que ignore o poder das emoções é lamentavelmente míope. A própria denominação Homo sapiens, a espécie pensante, é enganosa à luz do que hoje a ciência diz acerca do lugar que as emoções ocupam em nossas vidas.

4. As emoções são contagiosas. Todos sabemos disso por experiência. Depois de um bom café com um amigo, você se sente bem. Quando encontra um balconista rude em uma loja, se sente mal.

5. A verdadeira compaixão não significa apenas sentir a dor de outra pessoa, mas estar motivado a eliminá-la.

6. A tarefa fundamental dos líderes é instalar bons sentimentos naqueles que lidera.

7. Para o bem ou para o mal, quando são as emoções que dominam, o intelecto não pode nos conduzir a lugar nenhum.

8. As pessoas com altos níveis de esperança têm certos traços comuns, entre eles o poder de se auto motivar, e sentir-se com recursos suficientes para encontrar meios de atingir os seus objetivos, ter flexibilidade bastante para encontrar meios diferentes de chegar às metas, e ter o senso de decompor uma tarefa formidável em outras menores, mais manejáveis.

9. Controlar os impulsos ou lidar com a mágoa é tão importante para a prevenção da violência quanto para o controle da raiva.

10. A meditação nos ensina a ignorar a distrações e a enfocar nossa atenção no que queremos enfocar.

11. Por que o autocontrole é tão importante para os líderes? Em primeiro lugar, pessoas que estão no controle de seus sentimentos e impulsos — ou seja, pessoas racionais — são capazes de criar um ambiente de confiança e equidade.

12. Otimismo e esperança — da mesma forma que o sentimento de impotência e desespero — podem ser aprendidos.

13. No mundo atual, não basta ser inteligente, esperto e preparado para competir. É preciso ter calma e empatia e persistir diante das frustrações para conseguir viver bem no amor, ser feliz com a família e vencer no mercado de trabalho.

14. O cérebro emocional responde a um evento com muito mais rapidez do que o cérebro racional.

15. Perceber o que as pessoas sentem sem que elas o digam constitui a essência da empatia.

16. Uma forma de aumentar nossa força de vontade é saber administrar nossas distrações no lugar de deixar que elas nos manejem.

17. O tempo livre possibilita o florescimento do espírito criativo, enquanto que as agendas muito estritas, pelo contrário, o sufocam.

18. Todas as emoções são, em essência, impulsos que nos levam a atuar, programas de reação automática com os que nos dotaram a evolução.

19. Cada emoção nos predispões de um modo diferente à ação. Cada uma delas nos indica uma direção que, no passado, permitiu resolver, adequadamente, os inumeráveis desafios aos quais se viu submetida a existência humana.

20. O caminho para sair da pobreza é a educação.

Posts relacionados

Como ensinar as crianças a ter amor pelos animais?

Decálogo da paciência para pais

Receita para educar crianças felizes

A verdadeira origem das crianças inseguras e desobedientes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *