Brinquedos e Jogos

Giz de Banho Risca e Sai – nossa experiência

giz de banho risca e sai

A hora do banho pode ser um problema para muitos pais. Ao menos em alguma fase da vida da criança, conseguir que o banho seja tranquilo não é fácil. Daí que muitos de nós busquemos recursos lúdicos para tornar a hora do banho mais divertida. Um desses brinquedos é o giz de banho risca e sai.

Giz de banho risca e sai

Minha irmã deu de presente para Laura um giz de banho risca e sai da marca DTC. O produto consiste de seis gizes coloridos para a criança pintar o próprio corpo e as paredes do banheiro. Depois de brincar, basta lavar que sai facilmente sem deixar vestígios.

giz risca e sai

Essa é a intenção. Mas será que isso ocorre realmente?

Nossa experiência com o giz de banho risca e sai

Não há dúvidas de que o giz de banho risca e sai é uma aposta interessante para a hora do banho. A criança pode desenvolver a criatividade durante a hora do banho, dando um tom artístico às paredes do banheiro. Laura se diverte muito pintando. Gosta de rabiscar e escrever enquanto toma o banho. Mas, claro, nem tudo é o que parece.

É preciso trabalhar a autonomia da criança na hora do banho

Se por um lado, a criança se diverte ao mesmo tempo em que desenvolve sua criatividade, por outro, deixamos de trabalhar a sua autonomia no momento do banho. Isso porque, para que a criança brinque de pintar, um adulto deve ser responsável por seu banho. Logo, ela não vivencia a integralidade da atividade de tomar banho, tão importante como qualqur outra para a sua autonomia.

Nem tudo deve ser tomado a risca. O banho não deve ser um kids club nem uma coisa entediante que provoque pânico na criança. Podemos usar o recurso para aqueles momentos mais oportunos, quando queremos que a criança se interesse por tomar banho. Mas não devemos tornar a ducha um clube infantil onde a criança vá para brincar debaixo da água.

Portanto, durante o banho, busque guiar a criança no processo de autolimpeza. Indique as partes do corpo que deve limpar e como fazê-lo corretamente. Certamente, ao tornar-se responsável por sua própria higiene, a criança sentirá mais interesse na hora do banho. Os gizes podem estar na hora do banho sempre, mas não o motive a pintar. Deixe que ele mesmo o faça, caso assim desejar.

Por aqui, o giz de banho risca e sai está sempre disponível. Mas Laura os usa de vez em quando. Adora se ensaboar e lavar cada parte do corpo.

Giz de banho risca e sai… nem sempre

O produto é bem legal, mas não sai sempre. Tudo depende da superfície, do tipo de azulejo, das cores do rejunte. O nosso banheiro está com os rejuntes marcados pelo giz, especialmente pelas cores mais escuras. Logo, não é um produto tão prático quanto querem nos vender.

Além disso, por ser um produto para água, acreditava que pudesse estar em contato constante com a água. Por isso, colocamos os gizes na caixa de brinquedos no banheiro. Os gizes se desgastaram e perderam forma. Ainda é possível usá-los, mas já estão bem molinhos, tornando-se difícil de riscar.

Recomendamos que leia também o post:

Atividades para crianças

Atividades para crianças é uma seção da nossa web que traz um monte de atividades interessantes para trabalhar com nossos filhos. Todas elas apresentam objetivos claros para o desenvolvimento emocional, motor e intelectual da criança. Visite:

Posts relacionados

Ligue os pontos - alinhavo Melissa & Doug

Banho noturno, uma experiência sensorial

Como fazer um capacete de astronauta

Atividade: ciclo de vida da aranha

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *