Guardar talheres – Atividade de vida diária

0 482

Todos nós pais queremos que nossos filhos cresçam seguros de si mesmos e independentes. No entanto, esquecemo-nos de fomentar sua autonomia a partir da realização das atividades de vida diária. E ser responsável por si mesmo e seu entorno é preciso que o deixemos realizar distintas tarefas por si mesmo. Por exemplo, dobrar guardanapos, varrer a casa ou guardar os talheres e demais utensílios de cozinha.

Não devemos esperar a criança chegar aos 7 ou 8 anos para dar-lhe responsabilidades. As crianças são curiosas e passam por momentos sensíveis. É possível que você veja que seu filho, com 2 aninhos, mostra curiosidade por limpar os móveis. A reação é sempre a de: “Ai que fofo! Já quer ajudar a mamãe!. Bom, nessa idade, a criança vive uma explosão do jogo simbólico e busca imitar tudo o que fazem suas figuras de apego (papai e mamãe).

Esse é um momento importante para propiciar a realização de atividades de maneira lúdica, mas que, pouco a pouco, venham sendo introduzidas na rotina da criança. Por exemplo, na hora do almoço ou da janta, a criança pode ser responsável por guardar os talheres ou por distribuí-los na mesa.

Nesta publicação abordaremos o guardar talheres como atividade da área de Vida Prática do Método Montessori. Através dessa tarefa simples podemos ajudar nossos filhos a adquirir habilidades, tornando-os independentes e seguros. Além disso, eles se sentem mais integrados ao ambiente familiar.

Guardar talheres como atividade de vida prática Montessori

Laura sempre teve curiosidade pelos pratos e talheres. No entanto, seu contato se dá sobretudo nos momentos de almoço e janta. Infelizmente não temos um ambiente preparado na cozinha em que possa ter talheres e pratos a seu alcance para que os guarde e os retire nos horários de comer. Os nossos armários não estão pensados para isso. Não tenho uma gaveta ou espaço que possa destinar a isso.

Além disso, nossa mesa é um tanto alta e, no lugar de deixa-la comer em uma mesinha baixa sozinha, optamos por promover um momento familiar quando estamos comendo. Ainda assim, tendo a possibilitar que ela vivencie as experiências de vida diária, realizando atividades para as quais está preparada. Uma delas é guardar talheres. Para favorecer essa prática, proponho, ocasionalmente, uma atividade para guardar talheres.

Material necessário

  • Separador de talheres
  • Talheres
  • Tapete

Apresentação da atividade de guardar talheres

Tal como toda atividade montessoriana, no tapete coloquei um separador de talheres que tinha em casa. Imprimi imagens de talheres, recortei e colei em cada uma das divisões. Dessa forma, por discriminação visual, a criança sabe onde colocar cada coisa. Ao lado uma vasilha com 12 talheres (3 colheres, 3 garfos, 3 facas sem ponta e 3 colheres pequenas).

guardar talheres atividade de vida diaria montessori 01

Fiz uma vez a atividade. Peguei um talher de cada e coloquei no lugar adequado, mostrando-lhe que o desenho representava o objeto. Depois recolhi os talheres, voltei todos à vasilha e deixei que ela praticasse.

guardar talheres atividade de vida diaria montessori 06

De vez em quando ela pede para guardar os talheres. Eu teria adorado ter o ambiente de cozinha preparado, pois a prática é diária e passa a fazer parte da rotina. No entanto, como sabemos, nem sempre é possível que as coisas saiam do jeito que queremos. O importante é encontrar soluções e se adequar. A nossa foi propo-la como atividade e tem dado certo.

guardar talheres atividade de vida diaria montessori 09

Atividades para crianças

Atividades para crianças é uma seção da nossa web que traz um monte de atividades interessantes para trabalhar com nossos filhos. Todas elas apresentam objetivos claros para o desenvolvimento emocional, motor e intelectual da criança. Visite:

Método Montessori

Uma das filosofias na área da educação que mais nos apaixona é o Método Montessori. Buscamos seguir seus fundamentos na criação e educação da nossa filha. Preparamos nossa casa para que Laura tivesse tudo a seu alcance e também lhe oferecemos propostas de material, brinquedos e atividades inspiradas em montessori. Tudo isso compartilhamos aqui na web. Acesse e confira:

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.