DICAS DE LEITURALivros infantisLivros para pais

Iemanjá – Lenda africana para crianças

lenda africana iemanja

Nesta publicação divulgamos a lenda africana sobre Iemanjá. Espero que você gostem!

Iemanjá – Lenda africana

Yemojá “Iemanjá” era filha de Olokum o Deus do mar. Em Ifé, tornou-se a esposa de Olofin-Oduduá, com quem teve dez filhos, todos Orixás.

Cansada de morar em Ifé, Yemojá fugiu na direção do entardecer da terra, como os Yorubás chamavam o oeste. Chegando a Abeokutá, Yemojá conheceu o Rei Okerê, e logo se apaixonaram. Okerê encantado com a sua beleza, propôs-lhe casamento. Yemojá aceitou com uma condição: ele jamais ridicularizasse o tamanho de seus seios. Mas um dia, Okerê embriagou-se e começou a gracejar sobre os enormes seios da esposa. Ofendida Yemojá fugiu.

Okerê colocou seus guerreiros para capturá-la. Desde menina trazia consigo uma garrafa com uma poção que o pai lhe dera com a recomendação, que só abrisse em caso de perigo. Mas Yemojá tropeçou, a garrafa quebrou e sua poção transformou-se em um rio de águas tumultuadas que a levaram em direção ao oceano.

Okerê tentou impedir a fuga de sua mulher e transformou-se numa colina para barrar o curso das águas. Yemojá vendo bloqueado seu caminho, pediu ajuda ao seu filho Xangô, que lançou um raio sobre a colina, que se abriu no meio, dando passagem ao rio. Yemojá foi para o mar e nunca mais voltou para a terra.

Ainda existe na Nigéria uma colina dividida em duas, de nome Okerê, que dá passagem ao rio Ogun, que corre para o oceano.

* Visto em Iemanjá Rainha do Mar

Lendas africanas

Contar lendas africanas às nossas crianças é um modo de fazê-las conhecer um pouco de nossas origens. Através das lendas elas conhecem histórias que foram passadas de geração à geração. Na nossa web há uma seção especial na qual você encontrará diversas lendas africanas. Acesse e escolha uma ou várias para contar a seus filhos:

Dicas de leitura

Na nossa seção Dicas de leitura, você encontra muitas dicas incríveis histórias, fábulas, poemas, livros e vídeos infantis. Além disso, confere dicas de atividades e jogos de leitura, de contação de histórias e formas de organização da biblioteca infantil em casa. Visite:

Posts relacionados

Texto sobre Natal em família: "Meu papai é Noel"

Texto sobre a primavera para as crianças

Texto para aniversariante Waldorf: História da ponte de arco-íris

Texto pequeno da Frida Kahlo: Não vou te pedir...

1 Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *