Disciplina PositivaSER PAIS

Jamais diga “não te amo mais” a seu filho

Jamais diga nao te amo mais a seu filho

“Já não te amo mais” ou “Se continua se comportando assim, mamãe não vai te amar mais. Essas são frases usadas pelas mães e pais para chantagear os filhos para que façam algo que desejam. Em geral, que se comportem da maneira como esperam. No lugar de detectar o que há por trás de uma má conduta, acabam por recorrendo a um jogo que nunca acaba bem.

Pode ser que, para você, essas frases não sejam tão ruins, mas, para a criança, ficam gravadas no seu subconsciente. Se soubéssemos como isso causa dano à sua autoestima, evitaríamos qualquer tipo de chantagem emocional. Amamos nossos filhos independente de sua conduta. E, caso se trate de um comportamento inadequado, o melhor é buscar a causa para poder ajuda-lo desde uma comunicação positiva

Seu filho ama você incondicionalmente. Se você está bem ou de mau humor, se está nervoso ou está tranquilo… a criança capta e isso influencia em suas reações às nossas ações. Se, como pais, lhe dizemos que “já não te amo, porque você se comporta assim”, apenas estamos mostrando-lhe que, no lugar de ser incondicional, o amor é condicional.

Não misture o amor com o comportamento. Não ofereça seu amor como recompensa por um comportamento. Ao contrário, mostre-lhe que é algo inamovível, pois você sempre estará aí.

Disciplina Positiva

Através da Disciplina Positiva aprendemos a centrar-nos em potenciar habilidades em nossos filhos para que possam ser capazes de solucionar problemas por eles mesmos. Também reconhecemos que castigos físicos e psicológicos não são recursos que favoreçam a criar crianças com autonomia, responsáveis e independentes. Saiba mais:

Posts relacionados

Como falar para que os filhos escutem

Interpretar o choro do bebê

O que significa colocar limites para a Disciplina Positiva?

A importância de escutar as crianças e de validar seus sentimentos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *