Atividades EducativasProjetos de ArtesSER CRIANÇA

Joan Miró para crianças: projeto de artes

mural de artes projeto de artes joan miro 01

Eis que, depois de um delicioso projeto de artes sobre Frida Kahlo, apresentamos a nossa filha Joan Miró. A escolha do artista catalão não foi casual e foi muito fortuita. Antes mesmo de realizar as atividades com nossa filha, tivemos a feliz possibilidade de visitar uma exposição com obras de Miró, no Centro Botín, em Santander (Espanha).

Dediquei um post para contar-lhes como foi a exposição. Dentre as possibilidades de trabalho estava a de explorar as formas e cores de Joan Miró através de sua pintura e esculturas. Após a exposição adquirimos alguns artigos que consideramos interessantes para que Laura pudesse manusear. Então, saímos de lá com dois postais de Miró, um cubo mágico e uma marionete. Também trouxe dois folders da exposição. E aproveitei do encarte explicativo das obras presentes no cubo mágico para ajudar na composição do mural.

Abaixo detalho algumas das atividades sobre Joan Miró para crianças e como aproveitamos suas obras para trabalhar as cores, sobretudo.

Mural de artes Joan Miró

O mural de artes é essencial no projeto de artes para crianças. É preciso que elas tenham acesso direto a um material, não muito vasto, mas bastante significativo. Neste projeto, junto com Laura montamos o mural. Fomos compondo-o ao longo de duas semanas. Consta de um encarte explicativo das obras presentes no cubo mágico de Miró, três fotos impressas, dois postais de Miró, uma marionete.

mural de artes projeto de artes joan miro 02

A ideia do mural permite à criança tomar decisões, já que está livre para modificar a disposição das imagens sempre e quando quiser. Nossa filha sempre está tomando decisões. Muda constantemente as fotos de lugar. Isso é muito positivo para a criança que, desde pequena, aprende a estudar possibilidades de uso do espaço.

mural de artes projeto de artes joan miro 04

Lembramos que não basta fazer o mural. Eu busco mostrar uma e outra imagem à Laura, identificar cores e objetos. Isso é muito importante. Não se trata de dar aula sobre quem foi Miró ou sobre seu processo criativo. Tudo é bem mais simples. Trata-se de perceber objetos, formas e cores.

Para evitar estragar a parede, usamos sempre washitapes para fixar o material.

Desenho livre

Na exposição do Centro Botín, além de suas inúmeras esculturas, havia fotos do processo de criação do artista. Chamei atenção de Laura para a forma como desenhava na parede. Em uma das fotos se via como fazia um círculo. Então, sempre que perguntava: “Como desenhava Miró?”, ela tratava de reproduzir círculos.

desenho livre joan miro projeto de artes

Com folha e apenas gizes de tons azul, vermelho, amarelo e verde, Laura fez seu desenho no que, para ela, é o estilo de Miró. O preto ficou a cargo de papel crepom colado. Essa ideia foi excelente. Pude mostrar-lhe a funcionalidade da cola. Também brincamos de amassar papel, o que ajuda no desenvolvimento da coordenação motora fina.

Desenhos de Miró para colorir

A primeira atividade foi a de colorir. Imprimi a imagem de uma das obras de Miró. Como o objetivo era trabalhar as cores, deixei disponível para Laura apenas as cores mais usuais do artista, as aparecem com frequência nas obras de Miró que estão em seu mural de artes. Ficou bem legal o resultado!

desenhos para colorir miro projeto de artes 02 desenhos para colorir miro projeto de artes 01

Cubo mágico de Miró

O cubo mágico foi um achado. Laura se diverte à beça mudando as imagens. Identifica imagens desenhadas, tais como estrelas, lua, olho, mulher (e partes de seu corpo). Foi uma excelente compra. Não apenas brinca com o cubo mágico, como também trabalhamos o conceito de “iguais”.

cubo magico de miro projeto de artes 01

Lembram-se de que no mural há um encarte explicativo com as obras. Pedi que reconhecesse cada uma das obras no encarte. Foi bem legal. Essa atividade repetimos uma e outra vez. É muito relevante para trabalhar a concentração e a memória.

Reconhecendo as cores

Uma atividade bastante simples mas muito interessante é reconhecer as cores. Para isso, cartolinas coloridas e adesivos. Cortei quatro retângulos de cartolinas de quatro cores: vermelho, azul, verde e amarelo. O objetivo é que Laura cole os adesivos na cor correspondente.

marionete miro projeto de artes 03

A mesma atividade foi feita utilizando papel crepom. Então acrescentei também o preto. Brincamos de amassar papel e colá-los nas cartolinas das cores correspondentes.

Marionete de Miró

A marionete foi um achado. É possível fazer em casa com materiais reciclados, como papel cartão. Basta usar um pouco de criatividade. A nossa é de madeira. Tem uma cordinha que, se puxada, faz com que os membros superiores e inferiores do corpo da marionete se movimente.

Marionete Miró - Projeto de Artes

Trata-se de uma atividade bastante curiosa para trabalhar a noção de puxar, bem como a de ação e reação.

marionete miro projeto de artes 03

Escultura de plastilina

Voilà. Já que fomos a uma exposição de esculturas do Miró, nada melhor que fazer também uma. Bom, fizemos, na realidade duas.

Escultura Joan Miró - Projeto de Artes

A primeira reproduzimos a obra Femme. Nela um pregador de roupa se transforma no corpo de um personagem gigante. À Laura dei um pregador de roupa e plastilina nas cores amarela, azul e vermelho. Como ela é ainda uma bebê, contou com minha ajuda. Ela enrolou a plastilina, fazendo uma bola grande amarela. Depois fez uma menor azul. E pedi que pegasse um pedaço pequeno de plastilina vermelha. Juntas montamos a escultura e deixamos secar.

Essa atividade permitiu que nossa filha fixasse as noções de grande e de pequeno.

Collage

Essa atividade foi realizada em dois tempos, pois Laura não conseguia se concentrar no momento em que apresentei a atividade. Folha em branco, cola e pedaços de cartolinas nas cores verde, amarelo, azul, vermelho e preto. A atividade era bem simples. Nossa filha deveria rasgar pedaços de papel, passar cola e colar no papel em branco, segundo sua vontade.

collage joan miro projeto de artes 04

No início parecia não ter pegado muito bem a ideia da brincadeira. Depois de colar o terceiro papel desistiu. Passadas algumas horas, sentou-se a fazer a atividade por ela mesma. Pediu a cola e pouco a pouco foi rasgando o papel e colando um a um. Ficou legal o resultado.

Interpretando Miró

Foi linda esta atividade. Mostrei à Laura o postal com a escultura Personagem (1967), de Joan Miró. Estive lhe contando os objetos presentes na obra. Pedi que me apontasse as cores usadas. Em determinado momento, ela pegou o postal e começou a falar, apontando os objetos e parecia contar-me tudo o que via.

Coloquei a postal diante dela e disse que pintaria o que estava vendo. Dei-lhe cartolina, tintas das cores da escultura e pincéis variados.

O resultado final foi este:

interpretando miro escultura pintura 11

O processo de sua criação, se assim podemos chamar, estão nas imagens abaixo:

A obra interpretada foi esta.

interpretando miro escultura pintura 13

Bem se vê que até mesmo no postal ela deixou suas marquinhas!

Outras possibilidades

Se quer fazer atividades sobre o artista catalão com seus filhos, mas gostaria de outras ideias, sugerimos que visite a publicação Atividades sobre Miró para fazer com crianças. Nela você encontra uma série de outras possibilidades.

Atividades de artes para crianças e bebês

Dedicamos uma publicação a compilar alguns trabalhos de artes que fazemos em casa com nossa filha. São dicas e inspirações para que você também possa trazer um pouco mais de arte a seu lar! Visite:

Atividades para Educativas crianças

Atividades para crianças é uma seção da nossa web que traz um monte de atividades interessantes para trabalhar com nossos filhos. Todas elas apresentam objetivos claros para o desenvolvimento emocional, motor e intelectual da criança. Visite:

Posts relacionados

Jogo de esconder objetos

Hexágonos coloridos para imprimir e montar

Atividade para trabalhar a atenção: reconhecer as partes do círculo

Recriando um canguru com peças soltas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *