Jogo de construção entre luz e sombra

Brincadeira divertida de construção entre luzes e sombras.

0 382

Jogo de construção entre luz e sombra. Essa foi uma proposta de atividade que realizamos aqui em casa. Propusemos uma bandeja com peças soltas de jogos de construção para que Laura brincasse no escuro. Para isso, criamos um entorno com luzes, em um ambiente escuro. Convidamos você a acompanhar o processo dessa atividade.

Através desse momento de criação, a criança trabalha a coordenação motora e a criatividade. Ao brincar no escuro, percebe as cores desde outra perspectiva. As luzes contribuem para dar sombra aos objetos, permitindo à criança ter uma outra percepção das coisas e do entorno. Enfim, é uma atividade simples e que traz vários benefícios para o desenvolvimento da criança.

Material utilizado na atividade

Para essa proposta inclui em uma bandeja:

  • Nins, de Grapat
  • Cones e cogumelos, de Grimm’s
  • Pisca-pista à pilha.

Para esse jogo, você pode incluir o que desejar. Convém que sejam peças soltas e aparentemente sem conexão. Também pode usar elementos naturais, como flores. O que vale é a criatividade. E a ideia é que a criança possa criar coisas e brincar livremente a partir do que tem disponível.

Construindo entre luz e sombra

Tenha em conta que, nem sempre, as coisas ocorrem como você poderia imaginar. Como era a primeira vez que propusemos algo assim em casa, que trabalhasse luz e sombra, era de se esperar que as luzes captassem a atenção de Laura. E assim foi.

jogo-de-construcao-entre-luz-e-sombra-01

jogo-de-construcao-entre-luz-e-sombra-03

jogo-de-construcao-entre-luz-e-sombra-07

Primeiro, ela começou a tirar as peças da bandeja. Logo começou a brincar com o pisca-pisca. Buscou sua boneca Monica e tratou de envolvê-la com as luzes. Por um bom tempo, as peças ficaram esquecidas.

jogo-de-construcao-entre-luz-e-sombra-19

Apenas quando se cansou de brincar com a Monica é que Laura apagou as luzes e começou a montar uma torre com as peças.

jogo-de-construcao-entre-luz-e-sombra-18

Essa é uma atividade para ser repetida, em fases diferentes. Quantos mais anos tenha a criança, mais elaboradas são as construções e melhor adaptam as luzes ao jogo. No entanto, é legal propor a um bebê esse jogo com luz e sombra. É curioso ver como o novo capta a atenção e como precisa de tempo para assimilar e conjugar os elementos.

Como se trata de uma atividade sensorial, tanto tem sua inspiração em Montessori como na pedagogia Waldorf e em Reggio Emilia.

Recomendamos que leia também:

Atividades para crianças

Atividades para crianças é uma seção da nossa web que traz um monte de atividades interessantes para trabalhar com nossos filhos. Todas elas apresentam objetivos claros para o desenvolvimento emocional, motor e intelectual da criança. Visite:

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.