Atividades de alfabetizaçãoMétodo MontessoriSER CRIANÇA

Letras de lixa Montessori

alfabeto letras de lixa montessori

Segundo Maria Montessori, há um período sensível para a escrita entre os 3-4 anos e outro para a leitura entre os 4-5 anos. Nesse período, podemos aproveitar os estímulos sensoriais para que as crianças aprendam os sons das letras e sua grafia sem, contudo, força-las a escrever com lápis num papel. Para isso, há materiais montessori que servem de apoio para ajudar as crianças no processo de aprendizagem da leitura e da escrita. Um deles é o alfabeto com letras de lixa Montessori.

O que são as letras de lixa Montessori?

As letras de lixa Montessori são um material da área de linguagem. Trata-se de umas tábuas de madeira sobre as quais aparecem as letras do alfabeto com pó de lixa. Por isso, a morfologia das letras ressalta muito ao tato. Consoantes e vogais costumam ter cores diferenciadas.

As letras de lixa são materiais manipuláveis e simples. Atraem a atenção da criança durante o seu uso. A criança aprende tocando os dedos a forma das letras e seus sons. Para usar este material, a criança não precisa saber pegar o lápis para desenhá-la. Mas, certamente, seu uso adequado o prepara para conseguir escrever com mais eficiência quando tenha que usar lápis e papel.

alfabeto letras de lixa montessori 03

Quando oferecer à criança este material?

O material é recomendado para crianças a partir dos 3 anos, mas devemos respeitar o ritmo de cada uma delas. Isso significa que há aquelas que estarão preparadas um pouco antes de completar os 3 e outras que se sentirão capazes mais adiante, já com 4-5 anos. O importante, repetimos, é respeitar o ritmo de cada criança.

Como requisito prévio, é importante que a criança esteja familiarização com os sons das letras. Depois de assimila-los, podemos passar às letras de lixa

Como apresentar as letras da lixa?

A apresentação das letras de lixa montessori à criança se faz em uma mesa com a Lição em três tempos.

1. Convidamos a criança.

2. Antes de iniciar a apresentação, a criança pode umedecer os dedos com água para que assim tenha maior sensibilidade. É recomendável ter uma vasilha com água preparada ao lado das letras com um paninho para secar.

3. Pegamos o material e escolhemos 3 letras. As três que vamos escolher, em primeiro lugar, devem ser letras que sejam familiares à criança, muito diferentes entre si em sua forma e em seu som. Podemos escolher também uma vogal. Por exemplo, podemos escolher a primeira letra de seu nome, a “m” de mamãe e uma voga. A “a” de água.

4. Uma vez escolhidas, devolvemos o resto a seu lugar.

5. Colocamos as três tábuas do reverso na esquina superior direita da mesa. Com movimentos muito cuidadosos, pegamos agora uma letra…

6. “Você se lembra quando dizemos nossos nomes? Você se chama José e seu nome começa pelo som ‘J’. Vou lhe mostrar agora como é JJJJ.”

7. Damos a volta na tábua.

8. “Agora vou ensinar como se escreve o som JJJ.”

9. Passamos nossos dedos indicador e médio pela lixa. Depois fazemos o som J (não dizemos a letra, mas sim o seu som “JJJ”). Repetimos por três vezes.

10. Agora convidamos a criança para que repita outras três vezes. Primeiro o traço e depois dirá o som as três vezes.

11. Uma vez feito isso, colocamos cuidadosamente a tábua (com a letra já descoberta) na esquina superior esquerda da mesa.

12. Repetiremos esse processo igualmente com a segunda e a terceira letra.

13. Agora faríamos a lição em três tempos. No segundo tempo pedimos à criança que escreva a “mmm” (sempre fazendo apenas o som) e, no terceiro tempo, perguntamos à criança, indicando as peças como são seus sons. A criança voltaria a repetir também o traço.

14. Terminada a lição em três tempos, voltamos a colocar as três letras em seu lugar. Em dias posteriores, repetimos a lição.

A criança pode trabalhar sozinho nas letras que conhece, quando quiser.

Meu filho tem dificuldades com as letras de lixa

A criança sempre trabalha em grupos de letras, de três em três. Devemos assegurar-nos de que a criança assimile bem um grupo para passar ao próximo. Se não consegue com uma delas, podemos inclui-la em outro grupo com duas novas letras. É possível que a criança passe mais de um dia com um grupo ou que, em um mesmo dia, veja mais de um. Isso depende de cada criança. Geralmente, em um mês e meio, costumam conhecer a forma de todas as letras e seus sons. Alguns demorarão algo mais e outros algo menos.

alfabeto letras de lixa montessori 01

Se se trata de crianças que não tiveram muita oportunidade de fazer vida prática, não viveram em um ambiente preparado, ou não realizaram jogos de sons prévios, talvez tenha que fortalecer o uso das letras de lixa com o primeiro e segundo tempos, antes mesmo de passar à terceira lição: “O que é isso?“. Muitas vezes, esperamos mais do que as crianças podem oferecer. Ao final, nos frustramos por não saber respeitar seu ritmo.

Algumas crianças podem passar por diferentes tipos de dificuldades com as letras de lixa montessori. Pode que não sejam capazes de reproduzir os sons, que não consigam separar os dois dedinhos do resto, que não saibam por onde começar o traçado… Um bom guia é aquele que sabe buscar soluções alternativas e transformar os problemas em oportunidade. Pensa em outras soluções e/ou jogos.

Alfabeto de lixa montessori: uma experiência sensorial de leitura

Após fazer a primeira apresentação das letras, podemos trabalhar o alfabeto de letras de lixa de outras maneiras.

1. Quem tem o I?

Podemos brincar em família. Cada membro recebe três letras. Mamãe pergunta “Quem tem a I?”. Quem a tenha deverá responder “Eu” e traçar a letra com os dedos dizendo seu som. Este passa a letra ao membro ao lado para que também realize o traço e diga o som da letra. Todos devem fazê-lo. Uma vez feito, retira-se a peça do jogo.

2. Traçados das letras em distintas superfícies

Se observamos que a criança já está se familiarizando com as distintas letras e seus sons, podemos propor o traçado da letra em distintas superfícies, tais como nas costas da mamãe ou do papai, na palma da mão, no ar…

3. Caixa de areia montessori

Outra alternativa é trabalhar com a caixa de areia montessori. uma vez que a criança controla as letras de lixa, pode passar a praticar a escritura em uma bandeja de traços. Dessa forma, não precisarão saber pegar o lápis para saber escrever, algo que requer grande precisão e destreza muscular.

Onde comprar o alfabeto de lixa?

Mais uma vez nossa recomendação é para a Smirna, empresa especializada na produção de brinquedos e materiais Montessori. Vale a pena a qualidade/preço. Recomendo a vocês o alfabeto cursivo de letras de lixa no padrão brasileiro.

Letras de lixa >> COMPRAR

alfabeto letras de lixa montessori

Método Montessori

Uma das filosofias na área da educação que mais nos apaixona é o Método Montessori. Buscamos seguir seus fundamentos na criação e educação da nossa filha. Preparamos nossa casa para que Laura tivesse tudo a seu alcance e também lhe oferecemos propostas de material, brinquedos e atividades inspiradas em montessori. Tudo isso compartilhamos aqui na web. Acesse e confira:

Atividades de alfabetização

Atividades para crianças é uma seção da nossa web que traz uma variedade de atividades para alfabetização tendo em conta a abordagem do método Montessori. Trata-se de uma proposta respeitosa com o ritmo da criança e muito eficiente no processo de leitura e escrita.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *