O alinhavo é uma das atividades mais interessantes que podemos oferecer a nossos filhos. Há interessantes e variados materiais disponíveis no mercado que permite à criança brincar ao mesmo tempo que trabalha a coordenação motora fina. Desta vez apresento um jogo de alinhavo da Melissa e Doug. Ligue os pontos. Esse deveria ser o único comando desse jogo.

Na realidade, pouco faz falto qualquer comando. É um brinquedo bastante intuitivo, já que a criança entende que deve pegar o cadarço e entrelaçar os pontos dos modelos das plantilhas.

Por aqui já mostrei para você dois jogos de alinhavo que a Laura tinha. Um primeiro, bastante simples, ideal para bebês, com grandes bolas de madeira.

brinquedos para meninas de 2 anos alinhavo

Depois passamos aos carreteis de madeira Montessori. Um material super interessante pelas múltiplas possibilidades de jogos que oferece.

carreteis de madeira montessori 09

E, intercalando, porque não excluímos um jogo para oferecer outro (embora os oferecemos em sistema de rotação de brinquedos), agora Laura brinca com o alinhavo de Melissa e Doug.

Um cavalo, uma galinha, um porco, uma vaca e uma ovelha. Esses cinco animais são plasmados em frente e verso da plantilha. Com um cadarço, a criança deve alinhavar os pontos. Ah, mas não para por aí. Também ela deve fazer o pareamento de cores. Cada plantilha em uma cor em sua margem e para qual corresponde um cadarço.

Brinquedos e jogos

Brinquedos e jogos é uma seção muito legal do nosso blog. Trata-se de indicação de brinquedos educativos, a maioria deles em madeira, que visam a promover o desenvolvimento da criança. Todas nossas dicas estão em consonância com as filosofias em que nos inspiramos: MontessoriWaldorfPikler e Reggio Emilia. Acesse e descubra nossas dicas.

Posts relacionados

5 atividades para fazer com as crianças nas férias

Tear para crianças: atividade de tecer

Radiografia do corpo humano na mesa de luz

Entre sombras de dinossauros e blocos translúcidos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *