Brinquedos e JogosDesenvolvimento infantilSER CRIANÇA

Lista de presentes de aniversário infantil. Sim ou não?

lista de presentes de aniversario infantil

Nesta publicação vou tocar um tema que vi há pouco em uma propaganda de uma loja de brinquedos e que me rendeu bons momentos de reflexão: LISTA DE PRESENTES DE ANIVERSÁRIO INFANTIL? São úteis? Servem realmente para alguma coisa? Facilitam nosso trabalho e dos convidados? É possível encontrar, em uma mesma loja, tudo o que precisamos? Enfim, vale realmente a pena fazer uma lista de presentes de aniversário infantil?

Desde o meu ponto de vista, diria que depende. Por um lado, considero a lista de presente de aniversário infantil desnecessária e, por outro, muito útil.

As listas de presentes de aniversário infantil surgem com uma proposta similar as já conhecidas listas de casamento e de chá de bebê. A ideia é que os convidados possam dar às crianças coisas que, de fato, necessitam, evitando repetições, necessidades de trocas ou presentes indesejados.

Quando a lista de aniversário infantil é desnecessária?

Para muitas pessoas, as listas de presentes são questionáveis. Sobretudo porque temos a visão romântica de que o presente equivale a carinho. Sabe aquele ritual de ir à loja, buscar um presente que seja a cara da pessoa, dar-lhe, ver sua cara de surpresa ao recebê-lo. Eu mesma diria que, em partes penso assim. Por exemplo, se as festas de aniversário são para pessoas próximas, familiares e amigos, que já conhecem os gostos do aniversariante, vejo a lista de presentes como desnecessária. Nesse caso, até eu sou a favor desse romantismo.

Tenha em conta que, nesse caso, os convidados são pessoas que já frequentam a sua casa, sabem o que seu filho tem, com que brinca, seus gostos do momento ou de toda a vida… Cada um deles tem informações suficientes para tomar decisões que transcendem o objeto comprado em si. Os presentes passam a ter alma, porque tem uma história.

Faça uma lista de presentes de aniversário infantil já!

Mas claro, no caso da festa de aniversário do coleguinha da escola… você só o conhece de nome, não sabe nada sobre ele. Cumprimenta os pais na entrada e na saída da escola. Como faz parte do ciclo de amizades de seu filho, vai rolar festinha no salão e seu filho será um dos convidados. Aí sim, urge uma lista de presentes.

Outro dia acompanhei uma amiga que estava nessa situação. Passamos uma hora na loja de brinquedos. A referência que ela tinha da criança: menina, 3 anos, coleguinha de escola. Repetiu a frase: “o que você acha que compro para ela?” uma dezena de vezes. Buscava os brinquedos com indicação de faixa etária +3. Daí filtrava os brinquedos por preço, pelo que acreditava que ia brincar mais, pela qualidade do produto… Em poucas palavras, um verdadeiro drama desnecessário.

Uma lista de presentes de aniversário infantil é útil e evita situações incômodas para os convidados e para o próprio aniversariante. Isso torna mais fácil o processo e todos saem contentes.

Como fazer uma lista de presentes de aniversário infantil?

Eu ainda não fiz nenhuma lista de presentes de aniversário infantil para a Laura. Ela vai começar na escola, então os dois primeiros aniversários foram vivenciados em casa, com familiares e amigos muito próximos. Todos sabem que somos papais montessori, que adoramos a pedagogia Waldorf e nos simpatizamos com Reggio Emilia e Pikler. Portanto, por enquanto, não houve nada que tenha ganhado que desagradasse à Laura ou que víssemos como algo inútil.

Mas, a partir dos três anos, teremos em conta a lista de presentes de aniversário infantil. Vemos como algo muito prático. Certamente convidaremos os amiguinhos da escola e esperamos que seja uma experiência positiva para nossa filha e para todos os convidados.

Fase de desenvolvimento da criança

Ter em conta a etapa de desenvolvimento da criança é fundamental na hora de decidir que coisas serão necessárias no decorrer do próximo ano. Não devemos pensar apenas no aqui e agora. Lembre-se de que os presentes poderão ser usados pelo seu filho ao longo de todo o ano.

Por exemplo, tendemos a encher nossos filhos com produtos com estampas de desenhos animados.

Entenda as fases do desenvolvimento da criança, clicando na publicação abaixo:

Presentes com preço acessível

Os preços dos presentes devem ser acessíveis. Evite qualquer coisa cara ou luxuosa. Lembre-se de que são amiguinhos de escola, de praça, do balé ou da natação. Seus pais ainda tem outras duas ou três dezenas de aniversários para ir ao longo do ano. O importante aqui é que o presente seja útil, mas sem abusar do bolso dos convidados.

Brinquedos com alma

Chamo brinquedos com alma aqueles que, de fato, são úteis ao desenvolvimento da criança. Evite pedir todos os brinquedos que tenham a estampa da Patrulha Canina ou das princesas da Disney. Lembre-se de que, na maioria das vezes, esse brinquedos não fazem mais do que uma coisa só. Não desafiam a criatividade da criança. São brinquedos que se esgotam em poucas vezes de uso. Além disso, o gosto da criança é mutante. Em poucos meses ela pode passar da Patrulha Canina ao Homem Aranha.

Pesquise e peça brinquedos adequados que acompanhem a criança ao longo do ano (ou para mais além) em suas descobertas.

Itens de necessidade

Em geral, quando se trata de festa infantil, as pessoas acabam sempre pensando em presentear com brinquedos.

Lembre-se de que, pensando na máxima de que menos é mais, você pode definir a quantidade de brinquedos que considera necessário para a criança. A partir daí busque variar com outros itens de necessidades: roupas, sapatos, acessórios, objetos de decoração…

Muitas vezes pensamos que a criança só quer ganhar brinquedos. Apenas para exemplificar, minha sobrinha fez 5 anos e ganhou uma festa de arromba. Podem imaginar a montanha de presentes. De mais de 40 pacotes de presentes, apenas um era um vestido e outro um par de sandálias. A menina estava mais feliz. Colocava os sapatos, mostrava a todos. É que, ao final, até as crianças se entediam de ter tantos brinquedos. Não tem nem tempo para brincar com todos.

Onde fazer listas de presentes de aniversário?

Busque lojas que possam abranger a maior parte das coisas que deseja colocar na lista. E, a não ser possível, faça mais de uma lista. Não vamos indicar lojas específicas porque cada um tem seus gostos e anseios para seus filhos. A ideia deste post é, sobretudo, emitir uma opinião nossa sobre criar listas de presentes de aniversário infantil ou não.

E você, o que opina?

Desenvolvimento Infantil

Ler sobre o desenvolvimento infantil permitirá você compreender melhor seu filho e, dessa forma, ajuda-lo desde o respeito e o amor, sem gritos nem castigos. Visite nossa seção:

Brinquedos de criança

Brinquedos de criança é uma seção muito legal do nosso blog. Trata-se de indicação de brinquedos educativos, a maioria deles em madeira, que visam a promover o desenvolvimento da criança. Todas nossas dicas estão em consonância com as filosofias em que nos inspiramos: MontessoriWaldorfPikler e Reggio Emilia. Acesse e descubra nossas dicas.

Posts relacionados

Quebra-cabeça de animais marinhos

Família Sylvanians e o jogo simbólico

Por que as crianças se beneficiam com poucos brinquedos?

Jogo da memória das tartarugas do Projeto Tamar

1 Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *