livros infantis sobre a primavera

A primavera é a estação das flores. Depois de um inverno frio e triste, a natureza dar o ar da graça e nos presenteia com os mais bonitos cenários. É tempo de estar mais tempo na rua e desfrutar das atividades ao ar livre junto à família. Dentre tantas opções de lazer, uma é sempre bem vinda, pois é uma atividade bbb: boa, bonita e barata. Trata-se do pique-nique. Lanchar ao ar livre, cantar músicas, correr e ler um bom livro. Os livros infantis sobre a primavera podem nos ensinar muito sobre essa estação do ano. Confira nossas sugestões.

Nossas dicas de livros infantis sobre a primavera

A primavera da Lagarta, Ruth Rocha

a primavera da lagarta ruth rocha

Esse é um dos clássicos dos livros infantis sobre a primavera. Bem no meio da clareira debaixo da bananeira os bichos da floresta resolveram fazer uma festa. Mas não era festa não! Era um comício do sr. camaleão. Todos protestavam contra a feiura da lagarta. Só não contavam com a sabedoria da mãe-natureza que na primavera espalha sua beleza!

As flores da primavera, Ziraldo

as flores da primavera ziraldo

Um dos livros infantis sobre a primavera que não podem ficar de fora é o do Ziraldo. De todas as estações do ano, a preferida do Bichinho da Maçã é a primavera. É quando ele se diverte entre as flores mais lindas, usufruindo férias maravilhosas.

Detetive Siqueira em o Rapto da Primavera, Dionisio Jacob

Detetive Siqueira em o Rapto da Primavera, Dionisio Jacob

De repente, o frio. Em plena primavera. Os dias estão lindos, ensolarados, mas quase todo mundo na cidade usa malhas de lã e pesados casacos, como no inverno mais rigoroso. O que está acontecendo? Bem, isto é assunto para o detetive Siqueira, especializado em casos muito misteriosos!

O chefe da polícia, comissário Nerval, diz que “roubaram a primavera”, e exige que Siqueira resolva o caso com urgência. O que ele pode fazer? Por onde começar a investigação? O mistério é ainda mais intrigante porque o próprio detetive Siqueira está sentido muito…calor!

Festival da primavera, Braguinha

festival da primavera braguinha

“Passarinhos, não se atrasem! No poleiro é que se espera. A 22 de setembro. A festa da Primavera”, anunciou a Senhora Dona Araponga. Com o desabrochar das flores nessa estação, a “passarada” feliz promove um grande espetáculo musical. O Papagaio Real é quem conduz a tão esperada festa. Quinhentos pombo-correio deram conta da entrega de todos os convites; ou quase todos. É que por um descuido na entrega, Araquã – o mais travesso dos passarinhos – ficou a desejar.

O Araquã, magoado por se sentir excluído do evento, decidiu se vingar: “Saiu de lá do coqueiro. E atrapalhou toda a festa. Com seu enorme berreiro.” Diante da travessura, todos se voltaram contra o Araquã. “’O Papagaio, coitado, quase teve um enfarte. E começaram a chover protesto s de toda a parte”, mas um acontecimento inesperado fez tudo mudar. Com belas e coloridas ilustrações, de Tatiana Paiva, ornamentando os versos leves e bem-humorados de Braguinha (João de Barro), o livro faz parte da coleção de histórias populares – iniciada com Festa no céu – recontadas pelo mestre que adaptou e musicou diversos contos infantis.

Bem-vindo primavera, Ursinho!, Liza Miller

bem vindo primavera, ursinho

O que o ursinho descobre quando sua mãe lhe mostra as maravilhas da primavera? Acompanhe a aventura do ursinho e de sua mãe neste livro de histórias rimadas em pop-up cheio de surpresas e diversão!

Primavera na fazenda, Maggie Bateson

Primavera na fazenda Maggie Bateson

Esse livro interativo conta como é o agitado dia de uma família no campo e inclui uma incrível fazenda em pop-up, além de peças destacáveis dos personagens, bichinhos, plantas e objetos que fazem parte dessa história. As atividades começam logo cedo para Pedrinho. A mãe pede que ele a ajude colhendo vegetais e buscando ovos para o almoço, além de alimentar os patos.

A ovelhinha descobre a primavera, Jeremy Child

A Ovelhinha Descobre a Primavera jeremy child

Junte-se à ovelhinha e ao coelhinho em uma aventura primaveril durante uma brilhante e ensolarada estação. As capas com relevo e as ilustrações adoráveis são atraentes apelos infantis. Estes livrinhos vão alegrar o dia de crianças pequenas como o sol da primavera.

Primavera, Oskar Luts

primavera oskar luts

Numa escola paroquial da Estônia, estuda Arno Tali, um garoto ingênuo que nutre um carinho especial pela esperta Teele Raja. Na escola, eles e seus amigos são perseguidos por um sacristão rabugento, contra quem aprontam inúmeras travessuras. Primavera é centrado na rotina escolar dessas crianças, com os muitos conflitos e descobertas que se dão enquanto todos aguardam a chegada da estação mais esperada do ano. Além desta divertida história, este livro traz vários aspectos da cultura estoniana e das influências herdadas da cultura russa, como lendas populares, músicas, a língua e o modo de vida no campo no início do século XX.

Quando a primavera chegar, Marina Colasanti

quando a primavera chegar marina colasanti

Com ilustrações da própria autora e projeto gráfico de Claudia Furnari, a obra traz dezessete contos inéditos. Um crisântemo floresce na palma da mão, um menino nasce com um olho no meio da testa, um relojoeiro fabrica um robô, um rei precisa de povo.

Tudo é surpreendente e tudo é verdadeiro no livre espaço do imaginário em que os contos deste livro acontecem. Mas não há estranhamento. Levado pela linguagem singular da autora, o leitor participa desse espaço, rumo a um encontro com suas próprias emoções.

Uma certa primavera, Tadeu Pereira

uma certa primavera tadeu pereira.jpg

Quem pensa que em cidade pequena não acontece nada não conhece Jenipapo do Sul. E quem acha que primavera é apenas a estação das flores não sabe dos efeitos dessa época do ano sobre as ideias e os hormônios dos garotos jenipapenses. Entre no clima dessa bucólica cidadezinha e deixe-se contagiar pelas brincadeiras e preocupações de dois amigos para lá de espertos. Beto e Edu têm o que dizer e fazer. Tudo lhes interessa e ocupa: os desejos contidos e incontidos, o time de futebol, a escola em dificuldades financeiras, as excentricidades do vice-prefeito local, as garotas apaixonantes… Certamente essa primavera não será esquecida tão cedo!

Dicas de leitura

Na nossa seção Dicas de leitura, você encontra muitas dicas incríveis histórias, fábulas, poemas, livros e vídeos infantis. Além disso, confere dicas de atividades e jogos de leitura, de contação de histórias e formas de organização da biblioteca infantil em casa. Visite: