Atividades EducativasAtividades montessorianasMétodo MontessoriPedagogia Waldorf

Mandala de outono para crianças com elementos da natureza

mandala de outono para criancas 01

Eis que, finalmente, faço minha primeira mandala com elementos da natureza para a exploração sensorial. Trata-se de uma mandala de outono que fiz para a Laura brincar manipulando os elementos que a constituem.

Suponho que você já tenha lido algum artigo por aí tratando da importância das mandalas para as crianças. O contato da criança com as mandalas, independente da forma como se proponha, vem acompanhado de uma variedade de benefícios.

Uma proposta de atividades para crianças é pintar mandalas. O ato de colorir as formas concêntricas permite o desenvolvimento da coordenação motora fina, desenvolve a paciência, a perseverança, a constância, a atenção e a concentração. Além disso, reduz o estresse e a ansiedade. Isso sem contar como as mandalas ajudam no desenvolvimento da criatividade e da imaginação.

Mandala de outono

Por aqui estamos no outono e, para celebrar a estação, fazemos uma série de atividades. A maior parte delas com elementos da natureza.

Vivemos em apartamento e, como a maioria, vemos nossos filhos privados de um maior contato com a natureza. Esse, aliás, deveria ser um direito das crianças. Ter a possibilidade de desfrutar da natureza sempre. Mas a gente sabe que não é assim.

No entanto, podemos amenizar essa problemática levando nossos filhos até os parques e áreas verdes de nossa cidade. Além da linda experiência de aprendizado que a natureza lhe dará no momento, podemos levar para casa alguns de seus elementos.

A mandala de outono foi feita assim. Colhemos algumas coisas que vimos por aí, que fossem simétricas. A princípio ofereci tudo em uma bandeja, separando os elementos iguais. Esperava que Laura os manipulasse e fizesse algo. Mas nada. Literalmente fez pouco caso.

Quando isso ocorre, não temos que forçar o jogo. Ou oferecemos em outro momento em que vemos que a criança está mais receptiva, ou simplesmente abortamos a ideia, pois, provavelmente, a criança ainda não está preparada para realizar a proposta.

Então me veio a ideia de fazer uma mandala. Acho que não saiu tão mal, não é?

Brincar livre com a mandala de outono

O que esperar desse jogo? A mandala de outono não tem uma regra fixa. É um brincar livre.

Primeiramente Laura se deteve observando a imagem que os elementos juntos desenhavam. Depois, manipulou os elementos como quis. Tentou criar uma ponte e enfileirar os elementos de jogo. Veja as imagens!

mandala de outono para criancas 03

mandala de outono para criancas 05

mandala de outono para criancas 04

mandala de outono para criancas 10

mandala de outono para criancas 12

mandala de outono para criancas 11

mandala de outono para criancas 08

Lembre-se de que nem toda atividade deve ter um resultado concreto. Alguns podem e devem ter um sentido abstrato. Isso também ajuda a criança a criar novas percepções de seu entorno e do mundo.

E então, você se anima a fazer uma mandala da estação?!

Atividades para crianças

Atividades para crianças é uma seção da nossa web que traz um monte de atividades interessantes para trabalhar com nossos filhos. Todas elas apresentam objetivos claros para o desenvolvimento emocional, motor e intelectual da criança. Visite:

Método Montessori

Uma das filosofias na área da educação que mais nos apaixona é o Método Montessori. Buscamos seguir seus fundamentos na criação e educação da nossa filha. Preparamos nossa casa para que Laura tivesse tudo a seu alcance e também lhe oferecemos propostas de material, brinquedos e atividades inspiradas em montessori. Tudo isso compartilhamos aqui na web. Acesse e confira:

Posts relacionados

Atividades sobre a primavera inspiradas em Montessori

Ideias de fotos de bebês e crianças no outono

Na primavera, crie um livro da natureza

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *