Manifesto das emoções. Uma leitura obrigatória.

0

O Manifesto das emoções é um documento desenvolvido por Artevia que proporciona um conhecimento sobre as emoções. Ao aprender a reconhecer as emoções que as distintas vivências nos provocam, podemos ser mais efetivos em resoluções de problemas na nossa vida diária ou mesmo no trabalho.

Se, como adultos, somos capazes de compreender nossas emoções, também conseguimos ajudar nossos filhos a reconhecer e compreender suas emoções e, assim, buscar juntos soluções para administrá-las melhor.

O Manifesto das Emoções é um texto muito útil para que entendamos como desenvolvemos e vivemos cada emoção.

Manifesto das emoções

1. As emoções são energia humana. Portanto, nem se criam, nem se destroem. Apenas se transformam.

2. Parte dessa energia permanece estável, emoções estáveis ou estados emocionais. E outra está em constante transformação: emoções fugazes ou de trânsito para outra emoção.

3. As emoções são pessoais, intransferíveis e contagiosas.

4. As emoções se desencadeiam através da física, ação, e da química, interação.

5. Para gerar interesse: aumentamos o valor de uma emoção. Interessa-nos o que passa a uma pessoa que está muito triste ou que tem muito medo.

6. Para conseguir interação e empatia: misturamos adequadamente as emoções. Uma menina está triste por um ataque de nostalgia, um amigo a ajuda a sentir alívio e esperança falando do futuro.

7. Para manter vivo o interesse é preciso transformar, constantemente, emoções e incluir na mescla positivas e negativas.

8. As emoções positivas são energia expansiva, mais contagiosa e fáceis de partilhar.

9. As emoções negativas são energia que pode estourar em nosso interior e também provocar uma onda expansiva. Muito poderosas, mas necessitam mais controle.

10. Energia empática: as emoções ligadas à tristeza provocam que outros queiram dar-nos sua energia.

11. Picos de energia: medo, surpresa… fazem que busquemos agarrar-nos a algo conhecido, para estabilizar nosso ciclo energético.

12. Somos energia, somos emoção. Sem ação não há autêntica emoção.

Como trabalhar as emoções?

Veja alguns recursos disponíveis em nossa web para aprender a reconhecer e trabalhar as emoções. Clique nas imagens e descubra como aplicá-los.

emocionario-dicionario-das-emocoes

cantinho-da-calma-recurso

pote-das-emocoes-recurso

tempestade-de-ideias-com-criancas-recurso

como-fazer-termometro-das-emocoes-12caixa-da-raiva-recurso

diario-das-emocoes-02

emocionometro-recurso

você pode gostar também

Comentários

Loading...