Filme infantil para trabalhar as emoções com as crianças

0 1.050

Existe mais de um filme infantil interessante para trabalhar as emoções com as crianças. Temos destacado a necessidade da Educação Emocional na vida de nossos filhos. Eles devem ser capazes de reconhecer e expressar suas emoções. Quanto mais conhecimento tenham de si mesmos, maior será sua capacidade de controle emocional. Isso é ideal para resolver problemas e desenvolver-se como adultos sãos e felizes.

Qual o melhor filme infantil para trabalhar as emoções? Nós consideramos Divertida Mente cabeça da lista de filme de criança com um alto nível de sensibilidade para tratar o tema da inteligência emocional. Mas, por certo, há uma série de filmes infantis que também podem ser usados para trabalhar as emoções com as crianças.

Como pais que amam as animações, acreditamos que, em geral, é possível sempre extrair lições e percepções interessantes dos diversos filmes infantis. A questão é que alguns são sumamente sensíveis na hora de abordar alguma emoção. Através das experiências das personagens, a criança aprende a reconhecer a emoção, observa como o personagem a expressa e como encontra mecanismos adequados para resolver seus problemas.

Aqui abordaremos Divertida Mente como o filme infantil mais top para desenvolver a inteligência emocional nas crianças. Também daremos dicas de outros filmes muito interessantes.

Divertida Mente

Divertida Mente filme infantil inteligencia emocional

Como afirmamos anteriormente, Divertida Mente é o melhor filme infantil para trabalhar a inteligência emocional nas crianças. Isso porque as personagens protagonistas são as emoções: alegria, tristeza, nojinho, medo e raiva. Elas acompanham a pequena Riley, uma adolescente em plena crise existencial que acaba de se mudar de cidade com seus pais.

Através de cada personagem, a criança aprende a identificar as emoções e a perceber que todas são igualmente importantes. Mesmo aquelas que consideramos emoções negativas (raiva e medo) tem uma função vital. A criança compreende os distintos processos que ocorrem cada vez que uma emoção a invade. Aprendem sobre sua origem, suas consequências e as formas de manejá-las adequadamente. Além disso transmite valores importantes como a diversidade, a cooperação e a empatia.

Viva a vida

Viva a vida filme infantil inteligencia emocional

Esse filme infantil musical conta a história de Miguel, uma criança de 12 anos. Ele sonha em cantar e tocar o violão como seu já falecido ídolo: o grande Ernesto de la Cruz. Alcançar esse sonho não é nada fácil. Ele vive em uma família completamente contra a música desde que eu tataravô abandonou sua mulher e sua filhinha para tentar triunfar como músico.

A narrativa que retrata a celebração do dia dos mortos no México, permite à criança aprender sobre tradições e diversidade cultural. Traz uma reflexão sobre o amor à família e porque, muitas vezes, castigos e brigas não são recursos positivos.

Caroline e o mundo secreto

Caroline e o mundo secreto filme infantil inteligencia emocional

Neste filme infantil, Caroline descobrirá um mundo paralelo onde se esconde outra versão de sua própria vida. Parece que, à primeira vista, seus pais são melhores no outro lado, pois a escutam, passam tempo com ela… Mas, de repente, o mundo vira ao contrário, e nada parecerá o que era. Esse é um filme que recria um universo metafórico e que trata os conflitos entre pais e filhos. Recomendável para ver em família, pois traz a mensagem clara sobre a importância de administrar as emoções e a inteligência emocional. Mostra a necessidade de, na relação pais e filhos, estabelecer uma comunicação positiva e praticar a escuta ativa.

Brave

Brave filme infantil inteligencia emocional

Brave é a história de uma guerreira de coração e ideais firmes. Ela rompe com os esteriótipos ao enfrentar a sua família e seu reino para viver à sua maneira. Através desse filme infantil podemos dar às crianças um exemplo de assertividade. Em outras palavras, podemos mostrar aos demais nossas opiniões de uma forma contundente e equilibrado, sem agressões. Educar as crianças na assertividade supõe educá-las no respeito às opiniões dos demais e na liberdade de expressão.

Up – Altas aventuras

Up Altas Aventuras filme infantil inteligencia emocional

O autoconceito é um conjunto de características físicas, intelectuais, sociais, afetivas, etc. que formamos de nós mesmos ao longo de nossas vidas. Ele não é estático e muda ao longo do tempo, segundo nossas vivências. A maneira como nos reconhecemos a nós mesmos depende, diretamente, da autoestima. E entendê-lo nos ajuda a melhorar nossas relações sociais.

Up é um filme infantil ideal para trabalhar o autoconceito, desde o ponto de vista de seus dois personagens principais. Carl Fredricksen, um velhinho que está prestes a perder a casa em que viveu toda a vida com sua falecida esposa. Para evitar que isso ocorra, ele enche milhares de balões e os conecta a casa, para viajar em direção à América do Sul. Ele não contava que o menino Russell, de 8 anos, tivesse embarcado com ele nessa aventura.

Shrek

Shrek filme infantil inteligencia emocional

Shrek é um filme infantil que todas as crianças acabarão vendo alguma vez na vida. Essa divertida animação nos permite trabalhar o autoconceito e a autoestima. Quando a criança sem um autoconceito positivo, terá uma boa autoestima. Se o contrário se dá, e o autoconceito é negativo, ela terá baixa autoestima. É muito importante trabalhar a autoestima das crianças. Lembremos que é precisamente ela que incide em como nos sentimos em relação a nós mesmos e com os demais e em relação à sociedade.

Monstros S.A.

Monstros S.A. filme infantil inteligencia emocional

Em Monstros S.A., Boo é uma menina que não tem medo de nada e viaja ao mundo dos monstros junto com Sulley e Mike, dois autênticos especialistas em assustar crianças. Isso acarretará problemas de todo tipo para os dois monstros. Esse filme é uma reflexão sobre o medo, o poder que exerce entre nós e como podemos administrá-lo.

O interessante, nesse filme, é ver como o medo é uma emoção normal e devemos aprender a senti-lo sem tanto dramatismo. O mais importante é encontrar a melhor maneira de superá-lo, não fugindo, mas sim enfrentando.

Big Hero 6

Big Hero 6 filme infantil inteligencia emocional

Big hero 6 é um personagem saído dos quadrinhos de Marvel. Conta a história de como o trabalho em equipe pode nos ajudar a superar barreiras sem importar as características pessoais de cada integrante. O trabalho em equipe é uma das técnicas mais relevantes nos últimos tempos. A cooperação, o companheirismo e a empatia é essencial para viver em sociedade. Trabalhar a cooperação com as crianças é mostrar-lhes o quão importante é validar as habilidades de cada um dos integrantes. Todas são igualmente importantes e podem se complementar para produzir um resultado positivo.

Cada um na sua casa

Cada um na sua casa filme infantil inteligencia emocional

Depois de cometer um erro que coloca em perigo a sua raça, Oh, um dos alienígenas Booy, que invadiu a Terra, se vê obrigado a fugir. Durante sua escapada, conhece Tip, uma menina que busca sua mãe e com quem formará uma peculiar dupla. Esse filme infantil mostra às crianças a importância do respeito mútuo. Também aborda como estabelecer pontos de encontro para romper com barreiras iniciais criadas quando alguém parece tão diferente. Enfim, vai de conviver com as diferenças.

Outro aspecto muito interessante é a caracterização de Oh, que muda de cor segundo as emoções que sente. Dessa forma, as crianças aprendem, de forma direta, como reconhecer e identificar as emoções, tais como: a tristeza, o desejo, a alegria.

WALL-E

Wall-E filme infantil inteligencia emocional

Wall-E é um pequeno robô de limpeza dedicado à varrer lixo e resíduos em uma terra abandonada. Certo dia, encontra Eva, uma robô de última geração, que busca indícios de vida vegetal no planeta. Ele se apaixona por ela. Esse filme traz uma lição importante de comunicação não verbal das emoções entre os robôs protagonistas. A primeira parte do filme é, praticamente, muda. Logo, toda a comunicação entre os robôs se dá, exclusivamente, através da linguagem corporal e entonação de sons que emitem. Ainda assim, conseguem interagir e expressar corretamente suas emoções.

Jack e a mecânica do coração

Jack e a mecânica do coração filme infantil inteligencia emocional

Neste filme infantil, Jack é um menino que nasceu em um dia tão frio que seu coração congelou. Por isso tiveram que trocá-lo por um relógio de cuco. Ele sobreviverá com este relógio sempre e quando siga três leis: não tocar a mecânica, controlar sua raiva e, sobretudo, nunca se apaixonar. Certo dia, Jack conhece uma pequena cantora de grandes olhos, Miss Acácia, uma jovem andaluz que colocará seu coração à prova.

Jack e a mecânica do coração nos ensina como enfrentar as dificuldades e crescer com ela. Mostra o positivo de ser diferente. Aprendemos sobre a repressão dos sentimentos e o manejo das emoções que simbolizam o crescimento pessoal e a maturidade.

 

Recomendamos que leia também:

você pode gostar também

Comentários

Loading...