Desenvolvimento infantilSER PAIS

Meu filho de 2 anos não quer se vestir. O que fazer?

meu filho de 2 anos nao quer se vestir. O que fazer

Vi a ilustração de Brooke Smart, que ilustra esta publicação, e foi inevitável: me reconheço nesta imagem. Não há santo dia que não tenha que correr atrás da Laura para colocar a roupa. Confesso que, ultimamente, a coisa vai a melhor. Damos opções e ela escolhe o que deseja vestir. Temos que contar com a sorte de que, subitamente, ela não mude de ideia e isso acabe gerando uma briga. No início me estressava muito, especialmente quando tudo ocorria num momento de muito pressa. Hoje lido bem melhor com a situação. Compartilho com vocês um texto de Míriam Tirado sobre quando o filho de 2 anos não quer se vestir.

Meu filho de 2 anos não quer se vestir. O que fazer?

Se vocês tem filhos que estão entre os 2 e 3 anos, estou quase certa que viveram alguma situação assim. Eu, com minha filha menor, estamos nesta fase: às vezes ela quer e, em outras, escapa correndo porque não quer que a vistamos. Quando os filhos são ainda menores, não há muito problema, pois os colocamos no trocador e os trocamos com mais ou menos dificuldade, já que, às vezes, se gira, se movem e custa colocar a fralda.

Mas, os conflitos com a roupa, entram em seu máximo esplendor na etapa que mencionei antes. No ParenTip de hoje não vou falar se eles tem que poder escolher sua roupa ou não, ou como administrar suas preferências e gostos. Isso da para muito e reservarei para outra vez. Somente me centro no que podemos fazer se temos que vesti-los sim ou sim e não querem.

Temos que pensar que uma criança, nessas idades, está imerso no brincar. O jogo ocupa tudo e é tudo. Às vezes temos tantos conflitos com os filhos porque brincamos pouco e porque muitas coisas que fazemos com eles lhes parece super entediantes, porque, precisamente, não estão regidas pelo jogo.

Por isso, eu recomendo a vocês vestir a roupa brincando. Há mil e uma coisas que podem fazer. Para nós, funciona muito animar a roupa: Fazer de conta que a calça, a jaqueta ou a fralda tenha vida e falem, diretamente, com ela. Pode ver como, rapidamente, passa de não querer se vestir e reclamar e passar bem enquanto fala com a peça de roupa. Pode parecer estranho para quem não fez isso antes, mas funciona muitas vezes.

Quanto mais pressa vocês tiverem, menos vontade de brincar e inventar brincadeiras terão. Ou seja, recomendo vestir as crianças sem pressa. Pensem com antecipação que, se vocês sabem que vão sair a uma determina hora, não podem começar a preparar os filhos 5 minutos antes porque vai ser um desastre. O melhor é sempre ir com tempo. As crianças não aguentam o estresse e a verdade é que os adultos também não. Por isso, melhor nos anteciparmos e ter em conta não chatea-las com a pressa. Se vamos vem be tempo, teremos mais paciência, mais mão esquerda e mais vontade de brincar do que se chegamos tarde.

Que outra coisa vocês podem fazer? Pois, cantar, contar histórias enquanto se vestem, fazer palhaçadas, colocar coisas na cabeça e digam ‘mais!’… Qualquer coisa que faça com que o momento de vestir não seja tedioso e, ao contrário, seja divertido e entretido.

Se você ficam angustiados com o momento de “vestir”, tente olha-lo com outro olhos e brincar como se tivessem 3 anos. Estou certa de que verão tudo de outra forma! Quando melhor vocês dois estejam, melhor.

E você, que estratégias utiliza para que o momento de vestir não seja uma tortura para nenhum dos dois?

* Texto Miriam Tirado, jornalista e consultora de criação (@miriamtirado.cat)

Desenvolvimento Infantil

Ler sobre o desenvolvimento infantil permitirá você compreender melhor seu filho e, dessa forma, ajuda-lo desde o respeito e o amor, sem gritos nem castigos. Visite nossa seção:

Posts relacionados

Ilustrações mostram o que é ser mãe de uma menina de 2 anos

O que uma criança de 2 anos pode fazer sozinha?

O que é capaz de fazer uma criança de 2 anos?

Como estimular uma criança de 2 anos?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *