Desenvolvimento infantilEducação InfantilSER CRIANÇA

Minha filha pinta as bonecas. E agora?

minha filha pinta as bonecas 01

Deixa ela pintar! Ah, mas tudo com limites. Conto a vocês sobre a nossa boneca de pintar. Laura já é mãe de família numerosa. Começamos a perder a conta do número de bonecas que já ganhou em sua curta vida. Até então sempre teve cuidado com os brinquedos, mas, de um tempinho para cá, uma canetinha na mão vira pincel para traçar suas obras de arte.

Se ante pintava em folhas de papel, agora qualquer superfície parece ser atrativa para deixar os seus traços artísticos. Sou super a favor de fomentar a liberdade criativa da criança. Deixo que pinte livremente, sem colocar formas ou limites. Não ensino a pintar certinho dentro da linha porque acredito que essa percepção se dará com o tempo.

minha filha pinta as bonecas 02

minha filha pinta as bonecas 04Por outro lado, busco mostrar-lhe caminhos para que continue pintando mas sem que isso signifique estragar os brinquedos. Quando percebi que seus brinquedos podiam começar a se tornar superfície para a pintura, escolhemos uma boneca que pudesse ser pintada.

minha filha pinta as bonecas 03

A bonequinha é uma dessas de corpinho duro e de plástico. Dessa forma, ela rabisca e depois limpa. As crianças aprendem rápido. Então, cada vez que quer pintar as bonecas, opta por aquela que está destinada às suas expressões artísticas. Quando termina, deixo um lencinho umedecido para que limpe a bonequinha.

O que devemos saber é que as crianças, assim como passam por uma fase de ordem (entre 2 e 3 anos de idade), também vive a necessidade constante de experimentar as coisas do mundo. Querer pintar as bonecas e outras superfícies faz parte do processo de conhecer o mundo e se autoconhecimento. Há pais que preferem não dar materiais de artes às crianças a fim de preservar os móveis e as paredes da casa.

Nós preferimos preservar a liberdade de criação da nossa filha!

Desenvolvimento Infantil

Ler sobre o desenvolvimento infantil permitirá você compreender melhor seu filho e, dessa forma, ajuda-lo desde o respeito e o amor, sem gritos nem castigos. Visite nossa seção:

Posts relacionados

O que é capaz de fazer uma criança de 2 anos?

Casa de botões - Atividade de desenho

Esculturas abstratas criativas feitas de caixa de papelão

Como fazer aquarela caseira

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *