Minimundo habitat do urso

Como recriar o ambiente natural onde vivem os ursos com materiais que temos em casa. Inspirado em Masha e o Urso.

0 92

E lá vamos nós novamente brincando com os minimundos. Para quem ainda não sabe, os minimundos é o jogo perfeito para que a criança brinque criando e imaginando sem limites. A partir de materiais naturais, brinquedos de madeira, objetos com funcionalidades recriadas a criança estabelece as próprias normas de criação do minimundo. Se ficou curioso, recomendamos que leia o post Brincadeira de criança para desenvolver a criatividade – os minimundos. Nele explicamos o que são os minimundos e como e por que toda criança deveria brincar de criá-los. Pois bem, esta é a vez do minimundo habitat do urso.

minimundo-habitat-do-urso-06

Nossa filha assiste, de vez em quando, Masha e o Urso. Aliás, é preciso ver os desenhos e selecionar aqueles mais adequados. Há alguns episódios que não consideramos nada adequados à nossa pequena, já que mostram uma menina que não respeita os demais e deseja que as coisas sejam feitas tão e somente como deseja. Mas outros que são legais e entretidos.

Estivemos em uma loja de brinquedos, na última semana, para escolher o primeiro animal em miniatura de Laura. Ela já tem animais em pelúcia, os de madeira de uma arca de Noé e os do jogo Topanimo Farm, da Djeco. Depois de muito buscar na internet, optamos por presentear-lhe com um animal em miniatura Schleich. Na hora de escolher, Laura só podia escolher um animal e optou pelo urso.

Minimundo habitat do urso

A partir de materiais que tínhamos em casa, começamos a criar junto com nossa filha um pequeno minimundo com o habitat do urso. O objetivo era aproveitar seu encanto pelos ursos, já que esse é um dos personagens principais do desenho animado ao qual assiste (Masha e o Urso), para mostrar-lhe um pouco como é o seu habitat.

minimundo-habitat-do-urso-01

Para fazer o minimundo habitat do urso usamos:

  • uma caixa de plástico
  • algodão
  • sementes de cor terra
  • bolinhas de gel azul
  • duas varetas
  • pedras
  • folhas de plantas

Brincando com o minimundo

Começamos colocando o algodão, utilizando a metade do espaço da caixa. O algodão remetia a um ambiente nevado.Em seguida, colocamos as pedras. Essas simulavam o terreno irregular onde vive o urso. A outra parte da caixa enchemos de bolinhas de gel. Essa é uma clara referência ao lago.

minimundo-habitat-do-urso-09

As varetas foram cortadas ao meio e, unindo os quatro pedaços, formamos uma pequena cabana. Onde, com ajuda das folhas de plantas, o urso poderia se abrigar. No entanto, antes mesmo de colocar as folhas, jogamos várias colheres de sopa de sementes de cor terra sobre o algodão. Dessa forma, marcamos, adequadamente, o espaço da terra e da água.

minimundo-habitat-do-urso-12

O elemento final era o urso que foi acomodado na terra, próximo ao lago. E começa a diversão. Conversamos sobre os hábitos do urso, enquanto Laura explorava os elementos do jogo. Contei-lhe que esse animal gosta de caçar peixes. A pequena entendeu bem, pois mergulhava o urso no lago para que pudesse comer. Também falamos sobre como dormem comodamente em pequenas cavernas feitas naturalmente nas rochas.

minimundo-habitat-do-urso-13

Como todas as atividades de minimundos que fizemos, Laura se divertiu muito. Através da exploração do minimundo habitat do urso conseguimos:

  • Fomentar a criatividade
  • Trabalhar a coordenação motora
  • Oferecer uma atividade sensorial
  • Promover o conhecimento sobre o mundo através do jogo livre.

Definitivamente, essa é uma atividade para criança que deve ser sempre proposta, visto os diferentes benefícios que traz ao seu desenvolvimento.

Mais ideias de minimundos

Recomendamos que veja também outros minimundos que criamos junto com nossa filha:

E leia também:

você pode gostar também

Comentários

Loading...