libro de la naturaleza

A primavera já chegou. Há uma série de coisas que podemos fazer nesta estação. Podemos ver como nascem as flores e os animais. Podemos ter contato com a natureza. É a época ideal para fazer passeios ao ar livres, desfrutar de um pique-nique em família e criar um livro da natureza. Ops! Um livro da natureza? Isso mesmo!

Depois de um inverno frio e rigoroso, que desanima qualquer a sair de casa, a primavera chega para alegrar nossa vida. Mostra-nos como a vida é bela! Criar um livro da natureza pode ser uma atividade muito legal para realizar com seu filho. É uma forma de realizar uma atividade em família, explorando e conhecendo melhor o nosso entorno.

Mãos à obra!

Material necessário

. Um caderno de capa dura grande. Tenha em conta o gosto de seu filho pela escrita, pelas imagens, pela pintura. Por exemplo, se seu filho adora pintar, talvez o ideal seja um caderno de desenho. Se gosta de escrever, talvez melhor um caderno pautado de 60 a 96 folhas. O importante é que o caderno escolhido também seja atrativo para a criança desenvolver a atividade.

. Material para escrita e decoração: lápis, borracha, apontador, cola, tesoura, canetinhas, lápis-de-cor, adesivos…

Como fazer o livro da natureza na primavera

1) Crie o hábito de caminhar

Caminhar é sempre um bom exercício. Busque fazê-lo em família. Estabeleça dias e horários. Caminhe com seu filho, mas tenha em conta a importância de observa a natureza. Você pode optar por fazer sempre o mesmo percurso ou, cada vez um caminho diferente

2) Tenha atenção aos animais e às plantas

Motive seu filho a ser um detetive da natureza. Ao menos uma vez por semana (se for mais vezes melhor), durante a caminhada, convide-o a buscar animais e plantas primaverais.

Ao chegar a casa, peça que registre com palavras ou desenho o que encontrou. Busque realizar a atividade no mesmo dia da caminhada. Se deixar para o dia depois pode correr o risco de não completar nunca o livro. A constância é a chave do sucesso.

Algumas dicas

. Durante a caminhada, junto a seu filho, colha margaridas, por exemplo. Converse com a criança, perguntando o que sente ao vê-la, se exala algum perfume, observe suas cores. Motive-o a procurar em uma enciclopédia ou pela internet mais informações sobre essa flor. Depois, peça-lhe para escrever o desenhar aquilo que mais lhe chamou atenção.

. Se desejar, também pode deixar que a flor se seque e depois colocá-la no livro.

. Use a criatividade. O importante da atividade em família é a criatividade. Aprender brincando é o melhor para nossos filhos.

Muitas vezes, temos a ideia de que apenas estamos em contato com a natureza se vamos a um bosque, a um jardim botânico, a um zoológico ou a um parque. Talvez seja por isso que não preservamos tanto a natureza. Podemos admirar nosso entorno. Reconhecer os elementos da natureza que estão no nosso bairro. Essa é uma boa forma de conhecer a natureza local e reconhecer as carências do nosso ambiente. Sem dúvida uma atividade enriquecedora.

Ah, a atividade pode ser adaptada a qualquer estação do ano!

* Foto: El mar del Norte