Disciplina PositivaSER PAIS

Não existe educação sem autoridade

educacao sem autoridade

A autoridade é necessária para dar segurança e previsibilidade às crianças. A autoridade faz parte da ordem que as crianças buscam no ambiente e nos adultos. Pais e professores com autoridade nunca são pais e professores autoritários. A autoridade surge quando as crianças admiram e entendem os adultos. Já o autoritarismo é exercido pelo controle da criança através do medo. Portanto, para sermos adultos com autoridade precisamos adotar uma postura de discernimento e clareza frente às crianças, guiá-las de forma eficaz com uma linguagem verbal e corporal segura, simples e clara.

Para sermos adultos com autoridade precisamos educar pelo exemplo. As crianças confiam em adultos que fazem o que dizem. Precisamos saber exatamente o que pedir das crianças e como pedir. Não adianta dar uma ordem que a criança não vai conseguir cumprir, ou dar uma ordem de forma vaga e sem clareza. Quando fazemos isso, além de não estarmos sendo razoáveis estamos incentivando as crianças a desconsiderar nossas palavras.

A obediência surge, como um hábito. Uma obediência sadia e servil. Pela admiração e confiança, essa obediência vem do coração. Adultos preparados e que se aprimoram na incrível arte de guiar crianças diariamente tendem a ser adultos que não precisam “mandar”. Entretanto, quando somos autoritários e não razoáveis em nossa postura com as crianças, geramos a pior das obediências: a obediência através do medo.

* Texto de Lucy Peres, psicóloga clínica infantil (@infanciapositiva)

Disciplina Positiva

Através da Disciplina Positiva aprendemos a centrar-nos em potenciar habilidades em nossos filhos para que possam ser capazes de solucionar problemas por eles mesmos. Também reconhecemos que castigos físicos e psicológicos não são recursos que favoreçam a criar crianças com autonomia, responsáveis e independentes. Saiba mais:

Posts relacionados

Os castigos servem para que se aprenda a fazer as coisas escondido

A verdadeira origem das crianças inseguras e desobedientes

Toda ação tem uma consequência

Como a personalidade dos pais influencia na educação dos filhos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *