Educação EmocionalSER PAIS

O banco dos amigos: maravilhosa ideia de uma menina de nove anos

Sammie tem 9 anos e estuda em um colégio de Indiana, nos Estados Unidos. Apesar de ter tão poucos anos, ela deu a todo o mundo uma lição de empatia, solidariedade e amor pelos demais. No pátio do colégio, ela se deu conta de que alguns meninos não brincavam com ninguém. Eles passavam o tempo do recreio sozinhos.

Decidiu, então, criar um lugar físico, onde qualquer criança sem companhia poderia ir, como uma forma de dizer a todos que gostaria de ter amigos. Esse lugar foi batizado como “bando dos amigos”. Ela plasmou tudo em um desenho que mostrou a seus professores com a ideia de, um dia, torná-lo realidade.

banco dos amigos solidao 01

Se alguém está sozinho ou se são novos na escola e não tem ninguém com quem brincar, podem se sentar no banco. Quando outras pessoas os vejam ali se aproximarão deles e os convidarão para brincar. – explicava, emocionada ao USA Today.

Colocar bancos na escola custava muito dinheiro. A escola não podia arcar com o custo. Longe de tirar a toalha, Sammie tratou de buscar uma solução. Com ajuda de sua mãe e de outros alunos, reuniu uma grande quantidade de tampas de plástico que trocou por três bancos. Esses foram colocados em vários pontos de seu colégio.

Muito mais que um banco dos amigos, uma ideia de inclusão

Para Sammie, o banco dos amigos deveria ser muito mais que um lugar para encontrar novos amigos. Esse deveria ser um espaço livre de bullying. Nele, qualquer criança que sofra bullying ou se sinta excluído podem buscar apoio e ajuda de novos companheiros.

A ideia é, simplesmente, fabulosa. Além de Sammie demonstrar empatia com os demais, fomenta a inclusão e a amizade no espaço escolar. É um excelente exemplo para que pais e professores motivem as demais crianças a buscar recursos para solucionar problemas em seu entorno social.

Sammie nos dá uma lição maravilhosa de vida. Mostra-nos que as crianças tem muito a nos dizer e suas ideias podem mudar o mundo e criar um espaço de paz.

@ Visto em BebéyMás, USAToday

Educação Emocional

Na seção Educação Emocional aprendemos como ajudar nossos filhos a reconhecer e identificar as emoções corretamente. A partir do desenvolvimento da inteligência emocional, a criança está preparada para vivenciar situações várias de uma maneira equilibrada. Descubra mais:

Posts relacionados

Brincadeira só é legal quando ambas as partes se divertem

As crianças aprendem pelo exemplo

Serenidade e criação

25 formas de acalmar uma criança

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *