Atividades EducativasEducação InfantilSER CRIANÇA

O livro das conquistas, recuperando a autoestima da criança

livro das conquistas

E de repente nos damos com uma problemática em casa: um filho com baixa autoestima. Quando isso ocorre, a criança se sente incapaz em relação aos demais. Recuperar a autoestima da criança não é fácil. Mas tampouco impossível. Podemos tentar estratégias que nos ajudem nessa difícil missão. Uma delas é o livro das conquistas.

Em que consiste o livro das conquistas? Trata-se de uma atividade a ser desenvolvida em família. No final de cada dia, após o jantar, cada um deve dizer uma conquista que viveu naquele dia. Por exemplo, “hoje tirei um 6 em matemática”. A criança pode comentar como se sente com a nota, em que pontos falhou e/ou acertou e como tentará melhorar a situação. Para muitas crianças um 6 é uma conquista, dadas suas dificuldades de aprendizado. Como pais, também podemos contar uma conquista: “depois de tanto tempo, hoje consegui ir ao cabelereiro. Finalmente tive tempo!”.

Quando a criança percebe que cada membro da família também se sente orgulhoso de suas conquistas. Ela se da conta de que todos também vivenciamos alegrias e frustrações. Percebe o quão importante é alegrar-se pelas pequenas conquistas, ainda que pareçam algo corriqueiro.

Ah, mas por que um livro? Porque é importante, após falar e conversar, também anotar essas conquistas. Ao fazer um livro das conquistas, toda a família passa a vivenciar um momento de conexão. Entre todos vibram pelo que cada um é capaz de conseguir. Aprendem a não criar tantas expectativas, mas sim a vivenciar cada momento.

Educação Emocional

Na seção Educação Emocional aprendemos como ajudar nossos filhos a reconhecer e identificar as emoções corretamente. A partir do desenvolvimento da inteligência emocional, a criança está preparada para vivenciar situações várias de uma maneira equilibrada. Descubra mais:

Posts relacionados

A educação ajuda a pessoa a aprender a ser o que é capaz de ser

Como cultivar a autoestima de uma criança?

O livro das primeiras vezes

50 maneiras de validar de forma positiva seu filho

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *