O que acontece no cérebro da criança quando você grita?

0 1.116

Por aqui abordamos muito a importância de uma educação sem gritos, castigos, ameaças ou chantagens. A psicopedagoga Flávia Valadares explica, com clareza, em um amplamente texto compartilhado nas redes sociais, o que acontece no cérebro da criança quando gritamos. Boa leitura!

cerebro da crianca 01

O que acontece no cérebro da criança quando você grita?

Quantos de nós ouvimos os gritos estridentes de nossos pais durante nossa infância? É algo que faz você sentir-se CULPADO por fazer com seus próprios filhos? Vamos pensar um pouco…

A educação dos filhos depende do comportamento dos pais. Preste atenção nisso:

  • Gritos destroem a confiança.
  • Só resolve na hora.
  • Não passa mensagem.
  • As crianças herdarão os gritos dos adultos.

O grito é ineficiente e perigoso para a saúde mental das crianças e para o comportamento relacionado à disciplina. Sim, gritos não provocam disciplina! Provocam MEDO, essa é a verdade.

O medo é um mecanismo de defesa dos seres diante de qualquer RISCO a sua sobrevivência. Ao sentir ameaçada, a criança tem duas reações: ATACAR ou FUGIR. .

✔️ATACAR – agressividade
✔️ FUGIR – depressão

Para que essas reações ocorram, todo o corpo é MOBILIZADO pelo cérebro: o coração e a respiração aceleram, a digestão cessa e os músculos se contraem.

O CÉREBRO, então, dispara um coquetel de hormônios no sangue – adrenalina e corticóides. A prioridade é manter-se VIVO. A autoestima e a motivação pelo estudo diminuem. Algumas crianças se fecham e outras ficam agressivas, como uma ESTRATÉGIA de DEFESA do organismo.

Exposta ao medo, a criança tende a ficar em permanente estado de agitação e dispersão.

Ficou impactado com essas reações que o GRITO provoca? Vamos abraçar a causa, gritar é tão ruim quanto bater nelas.

Educar sem gritar, com base no coração e na responsabilidade!

* Texto de Flávia Valadares, psicopedagoga, especialista em Neuropsicologia e Desenvolvimento Infantil, Neurocientista e pesquisadora. Autora do IG @pedagogica.mente.

Inteligência Emocional

Na seção Inteligência Emocional aprendemos como ajudar nossos filhos a reconhecer e identificar as emoções corretamente. A partir do autocontrole emocional, a criança está preparada para vivenciar situações várias de uma maneira equilibrada. Descubra mais:

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.