O que cada instrumento musical acrescenta à vida de seu filho?

0 62

Muitos pais, ao colocar a criança em uma atividade extraclasse, optam pela música, em especial, o aprendizado de algum instrumento. Aprender a tocar um instrumento musical significa fomentar o lado criativo da criança, bem como potenciar distintas habilidades, tais como a coordenação motora fina, o desenvolvimento da audição… Cada instrumento musical acrescenta à vida da criança algo distinto, segundo os diversos campos de trabalho que oferece.

Instrumentos musicais e habilidades

Qual instrumento escolher? Veja as habilidades que cada um dos instrumentos musicais mais estudados pelas crianças potenciam:

Violino e instrumentos familiares

Potenciam habilidades de coordenação motora fina o ter que sustentar o arco com precisão e pulsar as cordas. Além disso, fomenta a chamada “integração bilateral” que permite o uso de ambos lados do corpo de maneira coordenada.

Violão e guitarra

As guitarras acústicas requerem firmeza no uso dos dedos. As crianças aprendem uma grande coordenação entre seus olhos e suas extremidades ao ter que estar atentos aos próximos acordes.

Flauta doce e clarinete

Fomentam a coordenação motora fina, já que as crianças devem mover os dedos rapidamente para poder reproduzir a nota correta. Além disso, favorece o desenvolvimento do sistema respiratório da criança, posto que deve respirar justo no momento em que tocam uma nota.

Flauta transversa

Tal como a flauta doce, fomenta a coordenação entre respiração e extremidades. As crianças aprendem a mover os dedos ao longo do instrumento para poder dar com a nota correta.

Saxofone

Fomenta a coordenação entre a respiração e o movimento dos dedos. É uma boa opção para desenvolver a capacidade pulmonar das crianças.

Piano

Tocar piano requer não apenas uma coordenação total entre a visão e a mão, como também entre ambas as extremidades. Requer força moderada e resistência do braço para tocar as teclas, bem como força no pé e na perna para tocar o pedal.

Percussão

A percussão exige uma atenção adequada da criança para coordenar os golpes no tempo correto para emitir a melodia.

você pode gostar também

Comentários

Loading...