Atividades EducativasEducação InfantilMétodo MontessoriPedagogia WaldorfSER CRIANÇA

O que é o jogo heurístico e por que é importante?

o que e o jogo heuristico 10

O jogo heurístico é uma atividade lúdica por meio da qual se estimula o descobrimento e a experimentação das crianças durante sua primeira infância. Quer descobrir mais sobre ele e conhecer sua importância no desenvolvimento e no aprendizado dos pequenos de casa?

O jogo heurístico

O jogo heurístico é uma atividade de jogo na qual as crianças interagem com diferentes tipos de objetos, formas e materiais. Os famosos brinquedos do tipo cestas dos tesouros pertencem a esta categoria.

Nas escolas infantis, utiliza-se este método há muito tempo, fabricando eles mesmos seus próprios materiais de jogo. Entretanto, devido a estar no auge, na atualidade, muitos fabricantes de brinquedos de madeira, como Grapat, se centraram toda a produção de seus brinquedos nessa interessante pedagogia que se inicia desde que a criança começa a se movimentar (ao redor dos 12 meses) até os 2 anos.

o que e o jogo heuristico 03

Um aprendizado autodidata

No jogo heurístico, a criança é o protagonista de seu próprio aprendizado. Sozinho ele explora, investiga e descobre de maneira natural e autoguiada. Os elementos de jogo desta vertente educativa favorecem o aprendizado por descobrimento, o conhecimento da realidade, o desenvolvimento da autoestima e o respeito pelo ritmo e as necessidades de cada criança.

As crianças descobrem, através de seus próprios sentidos, as características dos objetos que manipulam, realizando, assim, novos aprendizados por si mesmos.

o que e o jogo heuristico 06

Os benefícios do jogo heurístico e seus materiais

O jogo heurístico tem múltiplos benefícios para os pequenos da casa:

  • Desenvolve capacidades cognitivas: compreender, relacionar, conhecer…
  • Incentiva a manipulação e a criatividade das crianças.
  • Favorece as capacidades perceptivas: visão, audição, tato, olfato, paladar…
  • Tem benefícios corporais: desenvolvimento da motricidade grossa e fina.
  • Ajuda a tomar consciência das leis da natureza (gravidade e equilíbrio).
  • Ao praticar a seleção e discriminação entre categorias de objetos diferentes, estabelecem a base do pensamento matemático.
  • Ensina valores éticos: respeito, tolerância, colaboração…
  • Oferece benefícios afetivos: desfrutar, valorizar, querer…
  • Também tem vantagens sociais: colaborar, compartilhar…

O material utilizado, neste jogo, deve estar formado, exclusivamente, por objetos naturais (de pele, papel, madeira, papelão, rolhas, etc) e um recipiente também natural (de madeira, palha, fibras naturais, papelão, etc) como o qual a criança pode transportar, transferir, classificar, etc… os materiais durante a sessão de jogo. Evitando-se sempre os materiais plásticos ou os brinquedos.

o que e o jogo heuristico 09

As fases do jogo heurístico

A sessão do jogo heurístico deve durar uns 45 minutos e se divide em 3 partes muito importantes.

  • Na primeira fase, a fase preparatória, o adulto prepara o material em um espaço de jogo vazio (um tapete, um chão limpo, uma bandeja de madeira) e livre de outros elementos de jogo. Seleciona três tipos de materiais sensoriais diferentes e escolhe os recipientes mais adequados (três como mínimo para cada criança. Organizam-se vários pontos de jogo, de maneira que os materiais fiquem agrupados segundo suas qualidades. as crianças podem encontrar o material espalhado pelo chão ou bem podem observar como o educador os vai colocando.
  • A segunda é a fase do jogo ou de exploração, em que as crianças experimentam com os objetos selecionados. Combinam e exploram livremente os diferentes materiais, se perguntam para que servem e que podem fazer com eles. Também começam a emparelhar, tapar, destapar, abrir, fechar, encher, tirar, separar, girar, encaixar, empilhar, equilibrar, rodar, agrupar, etc.
  • A terceira é a fase da recolhida, em que terão que classificar e organizar o material em seu lugar correspondente. Os pequenos recolhem o material e o catalogam com a ajuda de um adulto, guardando cada material dentro de seu recipiente, bolsa, cesto, caixa ou gaveta correspondente. O adulto vai indicando seu nome, qualidades, forma, quantidade e o lugar onde se encontra em relação com os demais objetos (debaixo de, ali há dois mais, são cilindros, peças de madeira, etc.).

Este sistema transforma o aprendizado da criança em um processo estimulante, diante do papel, aparentemente, passivo do adulto.

A duração da sessão é de 45 minutos (aproximadamente, dependendo do interesse dos meninos e meninas e do desenvolvimento da mesma). Deve acabar antes de esgotar o interesse e a curiosidade dos pequenos e evitar gerar apatia, tédio ou desinteresse nas crianças pela atividade. Dos três quartos de hora, se utilizam 25 minutos para o jogo e 15 para organizar o material.

o que e o jogo heuristico 04

O papel da pessoa adulta no jogo heurístico

A função do adulto ou do educador no jogo heurístico é, fundamentalmente, o de facilitador. Uma vez facilitados os materiais e seus recipientes, deve permanecer em silêncio, atento e observando em um ponto estratégico desde onde possa ver e ser visto pelos pequenos.

Não deve estimular nem sugerir nada, nem elogiar, criticar ou dirigir o que devem fazer. No jogo heurístico não há acertos nem erros, não existem pautas. É um jogo livre em que o adulto deve, somente, intervir quando fizer falta, por exemplo, para organizar os objetos que se dispersem, animar a ação de alguma criança indecisa, evitar uma briga ou uma birra, etc. A regra geral é que deve causar a menor interrupção possível.

o que e o jogo heuristico 02

O certo é que, a pesar do papel, aparentemente, passivo do adulto, resulta fascinante observar como os pequenos descobrem, por vontade própria, sem que nenhum adulto os oriente, as características dos objetos e como adquirem noções de volume, cor, texturas, etc.

Educação Infantil

Por aqui você encontra um conjunto de textos interessantes sobre as pedagogias alternativas e como aplica-las em casa com nossos filhos. Além disso, há informações relevantes sobre o processo de ensino-aprendizagem da criança de 0 a 6 anos. Clique no link abaixo e descubra mais:

Posts relacionados

Criar uma borboleta com peças soltas

Brincar livre: barcos no mar

O pote do tédio: 50 alternativas a ligar a televisão

Por que o tédio é bom para seu filho?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *