A boneca Waldorf é uma boneca artesanal que, nas mãos da criança, desempenha um papel importante durante o jogo simbólico. Por ser de pano, é cálida e macia. Por muito é um produto bem mais interessante do que uma boneca de plástico dura. Basta com imaginar como é abraçar uma boneca de pano macia e uma boneca dura. 

E não é só isso. A boneca, para a pedagogia Waldorf, é um companheiro, uma espécie de amigo muito próximo que acompanha a criança em suas vivências. A criança, dificilmente, estabeleceria uma relação íntima assim com um carrinho ou com uma bola. 

Além disso, a boneca tende a ser um espelho de seu próprio ser e uma companheira de suas penas e alegrias vividas. Daí que, no lugar de que a criança tenha várias bonecas, tenha uma que a acompanhe. 

Enfim, são bonecas que se transformam em importante ferramenta para que as crianças desenvolvam a criatividade, a imaginação, suas habilidades sociais e emocionais, o autocontrole, suas habilidades de linguagem e de resolução de problemas.

Então, que boneca Waldorf comprar para a criança?

Na hora de escolher uma boneca Waldorf, devemos ter em conta a idade para que esteja de acordo com seu momento evolutivo.

0-2Boneco de nós
2-3Boneca de abraçar
>4Boneca de membros
>6Boneca de membros com
características definidas

Boneca de nós

A boneca de nós se caracteriza por ter a cabeça redonda e dura, sem formas faciais. As extremidades e o resto do corpo são sugeridos com uma tela suave. Quase sempre levam uma toquinha na cabeça. 

bonecas de nos waldorf 06

@Jugar i Jugar

Clique abaixo e saiba mais sobre as bonecas de nós e imagens que inspiram:

Boneca de abraçar

A partir dos 2 anos de idade, a criança já vivenciou várias conquistas: se levanta, caminha, fala… Nesse momento, as extremidades começam a ser funcionais e daí que sejam refletidas também em sua boneca. O corpo da boneca Waldorf de abraçar continua macio, mas sua elaboração ainda é bem simples. Os braços e as pernas já estão visíveis. A cabeça continua parecida, mas já tem cabelos e também podem ser sugeridos olhos e boca.

boneca de abracar waldorf 02

@Prat Bebe

Leia mais:

Boneca de membros

A partir dos 4 anos, o mais recomendável é que a criança tenha uma boneca de membros. Já mais definida, a boneca Waldorf tem cabelo. Também tem braços e pernas flexíveis, o que permite à criança mudar sua roupa e dar-lhe posturas naturais.

boneca de membros waldorf 03

Leia mais informações e imagens:

Bonecas Waldorf para maiores de 6 anos

A partir dos seis a boneca de membros mas com mais personalidade. Nessa etapa, e até os 13 anos, a relação da criança com a boneca muda bastante. O brinquedo já não desempenha mais o papel de ser espelho da própria pessoa. A criança tem outra noção de seu papel social e dos cuidados com o outro. Daí que ela passe a cuidar da boneca como se fosse um irmão ou outra pessoa querida. Praticamente, a ritmo diário, ela alimenta a boneca, da de comer, a veste…

Leia mais:

Pedagogia Waldorf

Nesta seção você pode encontrar vários textos interessantes acerca dessa pedagogia alternativa. Também mostramos propostas de atividades inspiradas em Waldorf. Vale a pena acessar, conhecer mais dessa abordagem e como aplica-la em casa com nossos filhos.

Brinquedos e jogos

Brinquedos e jogos é uma seção muito legal do nosso blog. Trata-se de indicação de brinquedos educativos, a maioria deles em madeira, que visam a promover o desenvolvimento da criança. Todas nossas dicas estão em consonância com as filosofias em que nos inspiramos: MontessoriWaldorfPikler e Reggio Emilia. Acesse e descubra nossas dicas.

Posts relacionados

Boneca de membros Waldorf

Bonecas de nós Waldorf

Boneca de abraçar Waldorf

Bonecas Waldorf para maiores de 6 anos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *