Criação com ApegoSER PAIS

O que nos impede atender as necessidades de nossos filhos

atender as necessidades dos nossos filhos

Sabe o que nos impede (entre outras coisas) acompanhar como necessitam nossos filhos? Pensar que sabemos, a cada momento, como são e o que necessitam. Acreditar que isso é permanente, que (quase) tudo o é. Aqui está o erro: nos agarramos à sensação de permanência porque nos dá segurança e sensação de controle quando, na realidade, TUDO está em uma contínua e absoluta mudança. Seus filhos e você também.

Você não poderá se conectar com seu filho se acredita que sempre é igual ou se o trata e lhe oferece o mesmo, acreditando que o que servia para ele há 2 meses, tem que ser o mesmo que agora.

Eu sei que isso é um desafio, porque os filhos crescem continuamente e vão um passo por diante nosso (ou mais) e eles cresceram e necessitam outras formas, etc. E, às vezes, nem sequer nos damos conta até que quase cai por seu próprio peso. Isso ocorreu comigo. Lembro-me, inclusive, do dia que disse: “Uau, não tinha me dado conta de que cresce a cada dia e que eu estava acomodada ao que nos servia, mas isso já passou”.

Dessa forma, quando note que algo não vai, que algo não enquadra, pergunte-se o que mudou e siga oferecendo o que já não serve. E lembre-se: nada é permanente, tudo se move, tudo avança inexoravalmente.

* Texto de Miriam Tirado, jornalista e consultora de criação (@miriamtirado.cat)

Criação com Apego

Na seção Criação com Apego você encontra textos interessantes sobre como podemos criar nossos filhos com amor, respeito e firmeza. Prepararmos para ser pais é algo importante. Saber como podemos estabelecer o vínculo com nossos filhos, educando-os sem gritos, ameaças e castigos também. Acesse:

Posts relacionados

Deixe seus pais envelhecerem sem a responsabilidade de criar os netos

Sobre a Atmosfera do Lar

A mãe frouxa

5 atividades para fazer com as crianças nas férias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *