Nesta publicação, mostro a você uma atividade simples, ideal para a primavera: observar as cores das borboletas. Ir de passeio aos parques, nesse período do ano, significa encontrar muitas borboletas voando entre as flores. As crianças tendem a manter o olhar fixo nas asas desses pequenos animais, tão delicadas e de movimentos tão rápidos. Em casa, usando borboletas em miniaturas, Laura trabalhou a discriminação visual, usando os tabletes da caixa de cores Montessori.

Em nosso blog, há um post dedicado a explicar-lhe esse material tão bonito e interessante do Método Montessori. Nele, você descobre como, a partir do manuseio de tabletes de madeira as crianças aprendem, gradativamente, a paleta de cores. Além da discriminação visual, a caixa de cores Montessori fomenta o trabalho da lógica, a concentração e a memória. Deixo abaixo o link para que você possa ler mais sobre o tema.

Retornando à atividade proposta, Laura devia observar as borboletas em miniatura. A partir daí, relacionar quais as cores que a compõem, fazendo uso dos tabletes da caixa de cores Montessori.

cores das borboletas 02

Ao finalizar a atividade, a boa filha guardou os tabletes usados na caixa. Daí começou um pareamento espontâneo, colocando cada borboleta sobre o conjunto de cores predominante.

cores das borboletas 04

Enfim, esse é o tipo de atividade que gosto muito de oferecer à Laura pois propõe a prática da observação e da concentração.

Atividades para Educativas crianças

Atividades para crianças é uma seção da nossa web que traz um monte de atividades interessantes para trabalhar com nossos filhos. Todas elas apresentam objetivos claros para o desenvolvimento emocional, motor e intelectual da criança. Visite:

Método Montessori

Uma das filosofias na área da educação que mais nos apaixona é o Método Montessori. Buscamos seguir seus fundamentos na criação e educação da nossa filha. Preparamos nossa casa para que Laura tivesse tudo a seu alcance e também lhe oferecemos propostas de material, brinquedos e atividades inspiradas em montessori. Tudo isso compartilhamos aqui na web. Acesse e confira:

Posts relacionados

Os três primeiros anos de vida, por Maria Montessori

Cartões para trabalhar com a torre montessoriana

Arranjo floral de inverno - Vida prática

Limites segundo Montessori

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *