A Disciplina Positiva tem sua origem nos anos 20 com as ideias de Adler e Drekus. Mas é só a partir dos anos 1980, com Jane Nelsen, que se vem divulgando os benefícios desta forma de educar as crianças. Os cinco fundamentos da Disciplina Positiva buscam estabelecer um modelo para compreender melhor o comportamento das crianças e a forma de abordar sua atitude a fim de guiarem desde uma perspectiva positiva.

Baseada na comunicação, no amor e na empatia, a Disciplina Positiva propõe uma educação com respeito e firmeza. Isso não inclui as lutas de poder, o controle excessivo ou a permissividade.

Segundo a autora Jane Nelsen, em seu livro Como educar com firmeza e carinho, deveríamos ter em conta cinco fundamentos da Disciplina Positiva para aplicar na educação de nossos filhos.

Fundamentos da Disciplina Positiva

1. É amável e firme ao mesmo tempo

Ao sermos amáveis e firmes ao mesmo tempo, tanto pensamos no bem-estar do nosso filho como em nosso próprio bem-estar. Ao ser amável com a criança, a respeito; ao ser firme com ela, respeito a mim mesmo. Esse princípio faz referência a uma educação baseada no respeito mútuo.

2. Ajuda a criança a sentir-se importância e pertinência

Ao incluirmos nossos filhos em nossas decisões diárias permitimos que se sintam importantes e significativos. Para conseguir que se sintam ‘parte de’ precisamos nos conectar com eles, convidá-los a cooperar, escutá-los e levá-los a sério.

Leia também:

3. É eficaz a longo prazo

Esse modelo de educação está pensado para a vida a longo prazo. Ao ter em conta o que nossos filhos estão pensando, podemos guiá-los para buscar soluções que ajudem na resolução de conflitos e problemas. Para isso é preciso que nós, pais, nos coloquemos no lugar de nossos filhos a todo momento.

Leia ainda:

4. Ensina valiosas habilidades para a vida

Ao educar em positivo, oferecemos a nossos filhos a oportunidade de crescer com habilidades de vida necessárias para prosperar. Daí que seja necessário sempre mostrar-lhes habilidades como responsabilidade, autocontrole, disciplina, empatia, respeito e etc.

5. Ajuda a criança a desenvolver suas capacidades e ser conscientes delas

Ao convidar nossos filhos a descobrir suas capacidades, possibilitamos que aprendam a confiar neles mesmos. Assim, tornam-se sujeitos autônomos e capazes de aprender de seus próprios erros. Sem julgamentos ou castigos, ainda que se equivoquem, ao ter confiança em si mesmos, poderão aprender o correto e corrigir os erros.

Esses fundamentos da Disciplina Positiva, em verdade, são uma filosofia de vida, um modo de encarar os desafios da maternidade/paternidade e vencer os obstáculos da melhor forma possível.

Leituras recomendadas

No nosso blog, publicamos uma série de informações sobre a Disciplina Positiva. Recomendamos aqui alguns posts:

Disciplina Positiva

Através da Disciplina Positiva aprendemos a centrar-nos em potenciar habilidades em nossos filhos para que possam ser capazes de solucionar problemas por eles mesmos. Também reconhecemos que castigos físicos e psicológicos não são recursos que favoreçam a criar crianças com autonomia, responsáveis e independentes. Saiba mais:

4 Comentários

  1. Eu trabalhei em creche, e muitas vezes divergi com os ensinamentos da monitora. (Eu era estagiária.) No fim vi que estava praticando isso que está escrito no Post. Não tenho filhos, mas tenho muito amor para dar! Obrigada!

  2. Pingback: Disciplina positiva para educar filhos – Fundamentos | 8 Horas – Consultoria do sono

  3. A proposta da disciplina positiva é sem sombra de dúvidas uma das mais complicadas de aplicar, porém a que mais traz os resultados desejados a longo prazo.

    Ter o outro como foco já é complicado. Educar um filho tendo ELE como foco então.. é muito fácil de se perder no caminho, pois também temos nossas vontades, desejos, crenças e valores pré concebidos.

    Criamos um artigo sobre educação positiva no nosso blog que complementa o que foi tratado aqui para os interessados: https://rcreborn.com.br/educacao-positiva/

    Ainda não sou pai, mas muitas vezes já me pego brigando contra mim mesmo tentando resolver pendências que nem são minhas. Me foram passadas sem querer.

    Precisamos de pais mais conscientes de suas ações sobre seus filhos. E a educação positiva propões isso!

    Vamos divulgar!

Deixe Uma Resposta