Pedagogia Reggio Emilia, a criança como protagonista do aprendizado

0 1.635

A pedagogia Reggio Emilia surge no norte da Itália, no pós-guerra, quando as mães viúvas buscavam um lugar de qualidade para seus filhos. Seu fundador se chama Loris Malaguzzi. Reggio Emilia é reconhecida, mundialmente, como uma das melhores propostas educativas para a primeira infância.

Alguns especialistas a denominam pedagogia do assombro, posto que oferece um novo olhar sobre a crianças. Nas escolas Reggio Emilia, dois professores por sala se encarregam de criar contextos educativos e oficinas artísticas, propiciando às crianças um ambiente experimental e de exploração.

Em breves palavras, a pedagogia Reggio Emilia considera a essência da criança, como um sujeito extraordinário, dotado de capacidades e potencial para descobrir o mundo por si só. Através das relações estabelecidas com seus pares, constrói, desde o começo da vida, conhecimento, cultura e sua própria identidade. Dessa forma, a criança é protagonista de seu aprendizado, pois através de sua curiosidade, experimenta o mundo.

pedagogia reggio emilia 02

Princípios básicos da pedagogia Reggio Emilia

1. A criança como protagonista

Meninos e meninas são considerados capazes e estão dispostos a estabelecer relações. Trata-se de sujeitos em si mesmos com direito a serem escutados. Todos tem potencial, curiosidade e interesse por construir seu conhecimento e negociar em seu entorno. Enfim, são investigadores natos.  Seu desenvolvimento deve se dar em todas as suas linguagens: expressivas, comunicativas, cognitivas, éticas, lógicas, imaginativas e racionais.

2. Adulto competente, colaborador, investigador e guia

Os adultos acompanham as crianças na exploração dos temas e na construção do aprendizado. A criança nasce como um sujeito curioso e com um potencial assombroso para aprender. No entanto, nós adultos estamos sempre dizendo o que fazer ou como atuar, aniquilando as possibilidades de ser ela mesma. Através de Reggio Emilia, se abre este espaço para que a criança seja a protagonista e os adultos, observadores do processo de aprendizagem.

3. Espaço é uma ferramenta importante

O espaço é muito importante para as relações, comunicações e encontros. Deve haver uma ordem e beleza em seu desenho. Além disso, deve estar organizado. Cada espaço deve ser pensado para ter um objetivo e uma identidade.

pedagogia reggio emilia 06

Como reconhecer um espaço Reggio ou com material de inspiração?

Há muitos elementos para potenciar a criatividade e criar arte.

São utilizados materiais naturais para exploração: troncos, pedras, folhas…

Blocos de construção também são feitos com materiais da natureza, preferencialmente.

Utilizam o conceito “Loose parts“, ou partes soltas de diferentes objetos, para construir e criar. Em geral, os elementos são naturais e do cotidiano.

Trabalha a luz e as sombras, mas não exclusivamente com mesas de luz e seus acessórios. Também usa lanternas, focos de luz naturais, materiais naturais e espelhos.

pedagogia reggio emilia 04

Como aplicar Reggio Emilia em casa?

Partir do interesse da criança para propor atividades. Para isso, seja um observador de seu filho quando estiver jogando. Do próprio cotidiano podem surgir tarefas incríveis.

Tendo em conta a temática que desperta interesse na criança, é o seu momento de preparar a atividade. Provoque a criança com elementos, materiais, vídeos, passeios ou contos que potenciem o interesse da criança sobre o tema.

Uma vez proposta a atividade, ela deve ser livre para explorar. Como adultos podemos atribuir valores ao que está explorando, ajudando-o a compreender melhor o entorno.

Nossa experiência com Reggio Emilia

Após compreender os princípios de Reggio Emilia, você já se dará conta de que há vários pontos em comum com a filosofia Montessori. Daí que estejamos abertos a filosofias alternativas de aprendizado que enriqueçam o entorno da criança.

Em casa, trabalhamos com os projetos de artes, apresentando à nossa filha, desde bebê, artistas e suas obras. Ela adora pintar, eu amo a arte, então considero que posso aportar esse valor. Tendo em conta sus inquietudes, escolho o artista, disponho uma série de materiais e a deixo livre para explorar.

Também temos uma caixa de luz. Ainda a usamos pouco porque não há muitas atividades para bebês de 20 meses. Por enquanto, explorarmos as cores primárias desde outra perspectiva.

Fotos @Pinterest

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.