Há bastante tempo tempos um jogo de pinos coloridos em madeira. Mas faz bem pouco tempo que Laura consegue cumprir seu objetivo: encaixar as peças no tabuleiro por cores e tamanhos.

Ainda assim, o jogo sempre nos foi útil. Em alguma publicação já mostrei como utilizamos os pinos coloridos para trabalhar a coordenação viso motora. A partir de uma atividade de pareamento, Laura classificava os pinos. Não apenas isso, também brincava de fazer torres, o que era bem divertido, já que as peças são bem pequenas.

Mas, voltando ao jogo em si, Laura já entende os conceitos de grande e pequeno ou de maior e menor. É certo que também pode fazer alguma confusão, mas, no geral, consegue diferenciar as peças por seu tamanho. Logo, está na fase ideal de trabalhar com este jogo.

Como você verá nas imagens abaixo, Laura começou a encaixar as peças começando pela segunda fila. Ao chegar à última, se deu conta de que havia saltado uma fila. Ela mesma corrigiu, fazendo a troca das peças.

Esse é um jogo que vale à pena ter. A criança não apenas brinca, cumprindo o objetivo primário do brinquedo, como também pode dar outras funcionalidades para as peças, adequando-as a outros jogos e atividades.

pinos coloridos para trabalhar tamanho grande e pequeno 02

pinos coloridos para trabalhar tamanho grande e pequeno 05

Brinquedos e jogos

Brinquedos e jogos é uma seção muito legal do nosso blog. Trata-se de indicação de brinquedos educativos, a maioria deles em madeira, que visam a promover o desenvolvimento da criança. Todas nossas dicas estão em consonância com as filosofias em que nos inspiramos: MontessoriWaldorfPikler e Reggio Emilia. Acesse e descubra nossas dicas.

Posts relacionados

Diversão ao ar livre

Atividades sobre animais marinhos

Estradas para imprimir no estilo Way to Play

Quebra-cabeça de animais marinhos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *