Por que as crianças pedem água antes de dormir?

0

A maioria das crianças pedem um copo de água antes de dormir. Em alguns casos são crianças que não pediram água durante todo o dia, mas logo vem a sede. A tantas outras temos que lembrar-lhes e pedir-lhes, várias vezes, que bebam um pouco de água, mas essa não é a explicação…

Por outro lado, a maioria das crianças bebem suficiente água e leite durante a janta e não costumam tomar mais do que um golinho de água à noite. Isso nos pode fazer pensar que o fazem para chamar nossa atenção. Mas essa também não é a explicação.

A verdade é que esse copo de água que as crianças nos pedem, quando estão a ponto de dormir, pode chegar a esgotar nossa paciência, sobretudo quando o dia não foi tão bom.

Poderia ser porque querem que estejamos um pouco mais com elas. É uma boa explicação e, possivelmente, esse motivo também influi. Mas a verdade é que a entrega da água costuma ser tão breve que não parece oferecer tanta companhia como a criança gostaria.

A verdadeira razão parece ser que, quando alguém nos pede um copo de água, justo antes de dormir, nos está pedindo algo mais. Está pedindo que o façamos saber de que se nos necessita durante a noite, poderá nos chamar e iremos atendê-la.

As crianças pequenas dependem de seus pais… e mais na escuridão. Por isso, precisam comprovar antes de deitar que você é um papai ou uma mamãe ou um cuidador em quem pode confiar. Quando lhe pedir esse último copo de água, não se desespere.

Não estão colocando à prova nossa paciência, mas sim nossa capacidade de responder a sua chamada.

O copo de água, então, é o pretexto. Às vezes é fome, ou um último abraço ou outro beijo, ou um “mamãe, me dói o dedo…”, “mamãe, não apague a luz”, “papai… me cobre”…. etc.

Somente querem saber que estamos para eles e que somos fiáveis e o belo da situação é que não vai durar para toda a vida. É um tempo finito e devemos aproveitá-lo.

* Texto de: El cerebro del niño

você pode gostar também

Comentários

Loading...