Sem categoria

Por que é melhor que nossos bebês durmam no escuro?

bebes durmam no escuro

Laura sempre teve sono leve e continua sendo assim. Se estamos em reuniões de família ou com amigos, ela nunca consegue dormir à tarde. E, à noite, se há visita em casa, só dorme quando esta se vai. Nós a chamamos de “filha resistente”. É o bebê arroz de festa. Parece que, desde pequena, para conseguir relaxar e dormir, precisa de estar em um ambiente tranquilo, escuro e sem ruído.

Ah, quantas críticas já tive que ouvir… “minha filha dorme de qualquer forma, nem liga pra barulho ou pra luz”… E as mil e uma dicas… “por que você não tenta…”. Bom, a filha resistente não dorme no claro e com barulho. Isso é um fato e não se pode mudar.

O interessante é que, numa dessas críticas recebidas, fui buscar saber se poderia fazer alguma coisa para que minha filha se tornasse desses bebês power que dormem em qualquer circunstância. Nada. O que descobri é que, em geral, os bebês dorme melhor em espaços tranquilos, sem luz e sem ruído.

A luz influi na produção da melatonina, o famoso hormônio protagonista do sono, que intervém para que nossos bebês o conciliem de forma relaxada e tranquila. Por isso que, na hora de dormir, tenha em conta:

  • Baixar as persianas (ou fechar as cortinas) e escurecer o quarto.
  • Antes da criança dormir, evitar telas de tevê, tablets e celulares. Diminuem a melatonina e aumentam o cortisol.
  • Afastar a luz noturna. Evitar deixar uma luz acesa, já que afeta o sono dos nossos filhos.

Lembre-se de que os bebês não sentem medo da escuridão. Esses temores são aprendidos. Podemos ajuda-los lendo contos temáticos e usando estratégias que os ajudem a vencer o medo. Os bebês, de fato, requerem de pouca luz para ter qualidade de sono.

Criação com Apego

Na seção Criação com Apego você encontra textos interessantes sobre como podemos criar nossos filhos com amor, respeito e firmeza. Prepararmos para ser pais é algo importante. Saber como podemos estabelecer o vínculo com nossos filhos, educando-os sem gritos, ameaças e castigos também. Acesse:

Posts relacionados

Por que meu bebê acorda às 5 da manhã?

A imaginação faz parte da realidade da criança

O que você sabe sobre a melatonina?

Como seriam as princesas Disney amamentando?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *