Sem categoria

Primeiro contato com a torre rosa Montessori

torre rosa montessori 01

Certa vez lia uma crítica interessante ao Método Montessori. A autora afirmava que um dos pontos de que não gostava nessa pedagogia eram as apresentações dos materiais. Para ela, a criança deveria poder explorar suas possibilidades de uso sem que antes um guia tivesse que fazer de maneira tão categoria a sua apresentação. Entendi o que ela quis dizer quando Laura teve seu primeiro contato com a torre rosa Montessori.

Para cada um dos materiais do método, que temos em casa, faço primeiro a apresentação. Mas, com a torre rosa, aconteceu que Laura não me permitiu fazê-la. Intuitivamente, foi colocando uma peça depois da outra sobre o tapete. Mas, não de qualquer maneira. Ela colocou todas as peças formando a torre na horizontal.

torre rosa montessori 02

torre rosa montessori 03

Em seguida, começou a montar a torre em vertical. E ficou super contente ao terminar de colocar o último cubo.

torre rosa montessori 04

torre rosa montessori 05

Voltou a desfazê-la. E, novamente, a monta-la, mas já sem seguir uma ordem de tamanho, por exemplo. De fato, brincava com as possibilidades de ver como um cubo menor podia sustentar um ou vários outros maiores.

torre rosa montessori 07

A torre rosa é um excelente material para que, através das relações, a criança possa compreender conceitos como “grande, médio, pequeno, o maior, o menor, pesado, leve”.

torre rosa montessori 06

Ah, mesmo que façamos a apresentação da torre rosa, o que direciona a atividade, é importante deixar que as crianças organizem o material como lhes pareçam. Ainda que nos pareça que não há uma ordem – como ordenar do maior ao menor – a criança está exercitando todos os novos conhecimentos.

torre rosa montessori 09

Ao colocar uma peça menor debaixo de uma grande, a criança está aprendendo também novos conceitos. E, caso uma peça não se sustente, ela também se dá conta da relação entre os tamanhos e pesos das peças.

Método Montessori

Uma das filosofias na área da educação que mais nos apaixona é o Método Montessori. Buscamos seguir seus fundamentos na criação e educação da nossa filha. Preparamos nossa casa para que Laura tivesse tudo a seu alcance e também lhe oferecemos propostas de material, brinquedos e atividades inspiradas em montessori. Tudo isso compartilhamos aqui na web. Acesse e confira:

Posts relacionados

Por que deixar a criança cozinhar junto com você?

Atividade de pareamento com silhuetas de animais marinhos

Torre de aprendizagem não é montessoriana

Transferência de animais marinhos com pinça

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *