Quadro de unicórnio feito por um bebê de 1 ano

0 100

Esse quadro  de unicórnio foi feito pela nossa pequena de 14 meses. Claro, não tem nenhum valor artístico. Mas para nós, pais, vale muito. Adoramos ver como, com tão pouca idade, define os traçados do pincel, das mãos e dos pés sobre o papel. Gostamos de ver como experimenta as cores e as texturas. Como se diverte com os diferentes materiais de pintura que oferecemos para ela.

O resultado, para nós, é incrível. Nós vemos um unicórnio. Nós vemos magia. Nós percebemos alegria.

quadro-unicornio-laura-fernandez-00

Pintar é uma manualidade que deveria estar presente na vida das crianças desde os seis meses e com regularidade. Laura tem contato com a pintura desde os 6 meses. Ao menos uma vez por semana preparo o ambiente para que ela possa colocar em prática toda a sua criatividade.

Queremos que tenha um pensamento livre e não engessado em formas pré-prontas. Por isso, apenas lhe oferecemos o papel em branco e tintas. Toda a criatividade é sua. Para essa pintura da Laura, demos o título de “Unicórnio“. Não podia ser diferente, né?

E o que mais gostamos da atividade de pintar? É que nenhum resultado é igual. Um é diferente do outro. Cada um é único.

Material necessário

  • cartolina porosa (a cartolina mais grossa facilita a absorção da tinta, enquanto a comum fica bem encharcada)
  • tinta para pintar com os dedos
  • pincéis
  • glitter prateado ou dourado
  • manta protetora

Como fazer o quadro de Unicórnio

Como cada resultado da pintura é distinto, aqui me atenho a explicar-lhes como preparo o ambiente para que Laura possa pintar. Não há passo a passo, já que cada criança desenhará como quiser.

Como moramos em apartamento, preparo o ambiente de pintura no chão da sala. Como Laura ainda tem 14 meses, estou sempre do lado acompanhando tudo. Assim evito que possa levar as tintas à boca ou que saia correndo toda suja pela sala marcando os móveis com tinta.

Na sala estendo uma manta. Como sempre é a mesma, Laura identifica a atividade. Já sabe que o momento é de pintar e, hoje em dia, dificilmente sai do espaço da manta.

Antes mesmo de ter colocado as mantas, preparo o material para pintura. Depois de ter levado nossa filha à oficina de arte Baby Art, no Guggenheim, busco verter a tinta em pratos de plástico ou potinhos mais largos onde caibam melhor o pincel.

quadro-unicornio-laura-fernandez-02

Para essa pintura, escolhi as cores azul, rosa mais escuro, amarelo, verde (mesclado com branco para ter um tom mais claro) e branco. Faz algumas semanas que vou ofertando as cores uma a uma. Notava que, quando dispunha todas de uma vez, ela passava o pincel por todos os potes, misturando bem as cores. Logo, ao plasmar no papel, sempre saia tons muito escuros. E em parte se distinguiam as cores.

Ao entregar-lhes os pratinhos de tinta pouco a pouco (essa também foi a prática na oficina de arte no museu), percebemos que ela tem passado a distinguir as cores. A perceber que uma é distinta da outra.

O fato é que, desde sempre, sua expressão artística é maravilhosa (lembre-se de que os críticos de sua arte somos nós pais, avós e tios). Mas é verdade que, cada vez, tem ficado mais interessante ver os resultados de suas pinturas.

quadro-unicornio-laura-fernandez-05

Ah, o efeito do glitter foi feito por ela mesmo. Consegui comprar um potinho de glitter, cuja tampa é parecida a de um saleiro. Dei a ela o pote e ela espalhou pelo papel. Exagerou um pouquinho, mas ficou legal mesmo assim.

E vocês, o que opinam? Também veem um unicórnio nesse quadro? Vocês se animam a colocar seus filhos para pintar!?

>> Ah, o quadro Unicórnio é o que aparece na primeira imagem. Os demais são detalhes da pintura.

quadro-unicornio-laura-fernandez-03

quadro-unicornio-laura-fernandez-04

quadro-unicornio-laura-fernandez-06

quadro-unicornio-laura-fernandez-07

Manualidades com tema unicórnio para crianças

Clique na imagem abaixo e divirta-se fazendo várias manualidades incríveis com seus filhos!manualidades-unicornio-para-criancas-02

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.