Quando as crianças aprendem a usar a tesoura?

0 699

Alguma vez já contei a vocês que faço um Happy Planner para contar o primeiro ano de vida de minha filha. Para a etapa dos 0 a 12 meses, escolhi um Project Life. Enfim, sou uma apaixonada do mundo scrap. Logo, ter papeis decorados e tesouras em casa é essencial. Desde o último mês, nossa filha (18 meses) tem mostrado um interesse muito grande pela tesoura.

De observar-me manuseando a tesoura, pegou logo o uso correto (o dedo polegar no aro de cima e o dedo médio no aro de baixo). No entanto, como se trata de uma tesoura de corte preciso, é bastante perigoso para uma criança. Então compramos para ela uma tesoura de plástico para que pudesse treinar o movimento de abrir e fechar. Ela nos surpreendeu, pois não demorou nem 10 minutos para que pegasse o truque e começasse a recortar papéis. Obviamente, nada de outro mundo, já que são cortes desconexos e nada comparado ao aprendizado do uso das tesouras a partir dos 3 anos.

Etapas do aprendizado do uso de tesouras

1. A criança aprende a segurar as tesouras. Isso se dá a partir dos 18-19 meses. Em geral, nesse período as crianças aprendem a abrir e a fechar a tesoura com as duas mãos. Depois, tentam colocar seus dedos nos aros. Nem sempre conseguem fazê-lo corretamente.

2. A criança aprende como abrir e fechar as tesouras colocando os dedos nos aros (20 a 23 meses). Quando aprendem a segurar corretamente a tesoura, estão prontos para praticar o abrir e o fechar. No entanto, a criança pode ainda não estar pronta para recortar o papel. Uma alternativa é que a criança pratique previamente o movimento de pinças para que fortaleça os músculos das mãos. Na publicação Atividades para preparar a criança para o uso da tesoura abordamos como trabalhar o movimento de pinça.

3. A criança aprende a recortar o papel. Isso em torno aos 23-29 meses. Nessa etapa, as crianças fazem recortes pequenos. O corte não é direito e não vai para frente. Isso ocorre porque as crianças usualmente abrem e fecham a mão inteira, causando um movimento de corte exagerado.

4. A criança aprende a fazer cortes largos (30-35 meses). Nessa fase, ela começa a empurrar a tesoura para frente para recortar o papel. O ideal é que treine com papel mais grosso, pois lhe dará mais estabilidade. Conforme vai progredindo, podemos aumentar o tamanho do papel a recortar.

5. A criança recorta uma linha direita (36 a 41 meses). É esse um período em que as crianças começam a manipular a direção da tesoura para mantê-la cortando em uma linha. Além disso, consegue manipular o papel para ter melhor estabilização.

6. A criança já corta uma linha curva (42 a 47 meses). O melhor controle sobre sua noção de abrir e fechar as tesouras, permite que a criança faça um corte mais suave e mais controlado. Ainda nessa fase, a criança corta formas simples, como círculos e quadrados.

7. A criança recorta formas e figuras complexas (48 a 57 meses).

Habilidades para aprender a recortar com tesoura

Para que a criança passe por todas essas etapas e aprenda a complexa atividade de recortar com tesouras, é preciso desenvolver bem os músculos das mãos e adquirir algumas habilidades que serão úteis. No post Habilidades necessárias para aprender a recortar com a tesoura, explicamos bem os pré-requisitos para o controle do objeto e seu correto uso.

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.